Mix diário

Mercadante: guerra comercial favorecerá agropecuária brasileira e será desafiador à indústria

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira, 26, que a guerra comercial entre Estados Unidos e China vai favorecer a agricultura brasileira, mas aponta para a um cenário desafiador para a indústria.

“Independente que essa guerra comercial começou de forma errática, improvisada, autoritária, nós vamos assistir um desacoplamento entre a economia da China e dos Estados Unidos. E esse desacoplamento vai beneficiar muito a agricultura brasileira, a agropecuária brasileira, porque nós somos um grande provedor de alimentos do planeta, especialmente nesse período da crise climática”, comentou Mercadante.

Ele participou da cerimônia de abertura do evento Nova Indústria Brasil, em comemoração ao Dia da Indústria, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. A conferência é promovida por Brasil 247, TV 247 e Agenda do Poder.

Segundo Mercadante, para a indústria o cenário é “muito mais desafiador” e vai exigir mais defesa comercial e mais parceria entre Estado e indústria.

O presidente do BNDES apontou a necessidade de mais recursos para a o processo de reindustrialização do Brasil.

Ele comentou ainda que o custo dos extremos climáticos são cada vez mais intensos e recorrentes no mundo, a ponto de que as seguradoras não vão conseguir cobrir os impactos de eventos extremos do clima. “Os Estados têm que se preparar”, ressaltou.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve