Mateus teve braço reimplantado em hospital de Caxias, no RJ (Foto: Luiz Barros/ Secretaria de Estado de Saúde)
Uma criança, de 6 anos, passou por um transplante de braço no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em setembro deste ano. Mateus Ramos Monteiro teve o braço direito amputado após um acidente de carro, em julho. Ao todo, ele passou por 15 cirurgias para realizar o procedimento.
O caso de Mateus era considerado complicado pelos médicos, já que a amputação aconteceu na altura do ombro. A criança foi operada no programa SOS Reimplante, que desde 2009 realizou, pelo menos, 500 cirurgias.
“Já fizemos outras cirurgias de reimplante de braço em crianças e adultos, mas nunca tivemos um caso tão complexo como este, pelo local em que ocorreu a amputação. Por ser muito delicada a recuperação do membro, o caso normalmente não teria indicação de reimplante. Mas toda a equipe ficou muito sensibilizada pela história e resolvemos fazer mesmo assim”, disse o microcirurgião João Recalde.
A operação que reimplantou o braço de Matheus teve participação de oito profissionais do hospital, entre cirurgiões, anestesistas e enfermeiros. O primeiro procedimento durou cinco horas e utilizou oito bolsas de sangue para fixar os ossos e refazer a circulação de artérias e veias. Posteriormente, foram feitas seis cirurgias para recolocar pele e músculos. Outros oito procedimentos repararam danos sofridos no acidente.
Mateus ficou três meses internado no CTI do Hospital Adão Pereira Nunes. Após ser liberado, ele realiza fisioterapia na unidade. O acompanhamento deve durar entre 2 e 3 anos.
Criança passou por 15 cirurgias para reimplantar braço (Foto: Luiz Barros/ Secretaria de Estado de Saúde)
Fonte: G1