O primeiro confronto entre PMs e criminosos foi durante a tarde de segunda. De acordo com a polícia, agentes da UPP encontraram traficantes armados na localidade conhecida como Favelinha e houve um intenso tiroteio, mas os bandidos conseguiram escapar. Na fuga, eles foram surpreendidos por outros policiais, próximo a uma das saídas da comunidade e houve outra troca de tiros.
Vitor passava pela rua e foi atingido na cabeça. A mãe, que está grávida, ficou desesperada quando recebeu a notícia. De acordo com parentes, o menino voltava da escola com um irmão menor, quando parou para comprar um doce e ficou no meio do tiroteio entre PMs e bandidos.Revoltados, os moradores do Morro dos Macacos fizeram um protesto; fecharam ruas e atearam fogo em lixo. As imagens feitas pelo Globocop mostraram as barricadas nos principais acessos à comunidade e a chegada de caminhões do Corpo de Bombeiros para apagar os focos de incêndio.
O Túnel Noel Rosa, que Liga Vila Isabel ao Jacaré, e corta o Morro dos Macacos, foi fechado nos dois sentidos. Para dispersar a multidão, a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Alguns moradores passaram mal, incluindo crianças. Algumas chegaram desmaiadas ao hospital.Eu moro aqui há 36 anos e nunca passei por isso, primeira vez que estou passando, disse uma moradora.
Durante a confusão, um policial ficou ferido na mão. Ele foi atendido e liberado. Os moradores se dispersaram por volta das 23h. Durante toda a madrugada, PMs fizeram buscas para tentar encontrar os criminosos. A segurança na região também foi reforçada com homens do Bope, que percorreram o Morro dos Macacos, mas ninguém foi preso.
G1