Política

Mendes diz que produtores em Mato Grosso têm ‘consciência da sustentabilidade’

O governador Mauro Mendes (DEM) disse, nesta segunda-feira (26), que a produção do agronegócio em Mato Grosso participa das regras de sustentabilidade ambiental assinadas dentre países nos últimos anos. O setor teria consciência da “sensibilidade” do assunto e de como o descumprimento de acordos, com embargos consequentes, afetaria a balança comercial brasileira.

“Quem tem um pouco de juízo neste País entende a importância do agronegócio brasileiro, o grande responsável pelo salto da balança comercial ao longo das últimas décadas. Talvez seja o único setor [no Brasil] competitivo a nível mundial. Estamos sujeitos a regras que foram acordas nos últimos anos, quando o meio ambiente passou a ser um dos grandes temas, face ao aquecimento global. Não adianta nada crescer nossa produção se não fizermos isso em consonância com tudo àquilo que deseja o mundo como um todo”.

A declaração feita em entrevista à rádio CBN de São Paulo tenta uma resposta ao que o governador chamou de “realidade falsa” da situação das queimadas em Mato Grosso, “criada por redes sociais”.  Mauro Mendes voltou a dizer que a maior quantidade de focos de queimadas registradas em Mato Grosso ocorre em áreas ao redor de perímetros urbanos, em pequenas propriedades. Disse ainda que a produção macro busca, junto com o governo, reverter a situação negativa no Brasil em outros Países por causa da queimada persistente na floresta amazônica.

“No meu Estado, eu posso falar por ele, eu tenho a absoluta convicção que os médio e grande produtores têm absoluta compreensão da importância que tem a sustentabilidade, de crescer a produção em cima de tecnologia, produtividade não de desmatamento”.

Mendes evitou criticar o governo de Jair Bolsonaro sobre seu posicionamento quanto aos assuntos ambientais.  Mas, reconhece que a falta de medidas mais firmes poderão afetar a exportação de commodities.

O governador deverá participar de reunião com o presidente Jair Bolsonaro, juntamente com gestores de outros Estados que compõem a floresta amazônica, amanhã (27). Conforme ele, até o momento o recurso de apoio autorizado por Bolsonaro para o combate às queimadas é o envio de ferramentas e materiais necessários nos serviços em campo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões