O Memorial Rondon, localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá), foi reaberto ao público nesta quinta-feira (10). O espaço ficou fechado por uma semana após a finalização da exposição "Paisagens de Rondon", que conta por meio de fotografias o histórico do trabalho do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nascido na localidade. O horário de funcionamento do Memorial é de terça-feira a domingo, das 09h às 17h, com visitação gratuita.
De acordo com o adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, o espaço foi readequado para receber visitações. Para dar continuidade ao funcionamento, a Sedec firmou uma parceria com a Associação dos Moradores de Mimoso, que ficará responsável pela mão de obra local, além de cuidar da vigilância e limpeza pelos próximos 30 dias.
“Esperamos fazer a renovação do contrato da empresa responsável pela gestão do Memorial, desta vez com maior período de atuação de 120 dias, inclusive com a volta da exposição fotográfica sobre Rondon que estava em cartaz”, esclarece Nigro.
Desde a inauguração do espaço, no final do mês de agosto, o Memorial já contabilizou mais de cinco mil visitantes cadastrados, demonstrando que o empreendimento trouxe mais visibilidade ao distrito.
“Todos aqui estão muito orgulhosos desta obra feita pelo governador Pedro Taques. Inclusive, também fez melhorias na nossa escola. Os estudantes estão motivados e as visitas não param de crescer, pois as pessoas querem ver de perto a estrutura arquitetônica tão grandiosa para os padrões da Cidade”, declara o diretor da Escola Estadual Santa Claudina, Luiz Gonçalves Filho.
Memorial
Idealizado pelos arquitetos José Afonso Botura Portocarrero e coautoria de Paulo Molina, o Memorial Rondon tem três mil metros quadrados de construção. A obra está localizada em meio à vegetação pantaneira, no distrito de Mimoso, e possui o formato de aldeia indígena. Paralisado por mais de 10 anos, o projeto foi retomado pela atual gestão estadual e foi concluída em homenagem aos 150 anos de nascimento do mato-grossense marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Prodestur
A obra do Memorial Rondon faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), gerido pela Sedec, que realizou convênio com a Secid para execução do projeto. Está orçada em R$ 2,9 milhões, cujos recursos são de uma linha específica do BNDES voltada para o turismo.
O Prodestur faz parte de um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística. Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo. Criado pela Sedec, o Pró-Turismo consiste em três pilares: Prodestur (obras de infraestrutura), Corredor do Ecoturismo (divulgação e promoção de pontos turísticos e atração de investimentos para o setor) e treinamento e qualificação para empresários e trabalhadores do trade turístico.
Assessoria