Mix diário

Membro do Fed diz não ter decisão sobre juro em dezembro e vê inflação como maior preocupação

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou nesta segunda-feira, 3, que ainda não tomou uma decisão sobre o que fará na próxima reunião de política monetária da instituição, marcada para dezembro. “O limite para cortar os juros é mais alto do que nas duas reuniões anteriores”, disse o dirigente, em entrevista ao Yahoo! Finance.

Goolsbee ressaltou que pouco mudou economicamente desde o encontro de setembro, mas indicou que a inflação segue sendo uma preocupação central. “Tenho me preocupado mais com a inflação do que com os riscos do mercado de trabalho”, afirmou, acrescentando que “a inflação de serviços é uma área de preocupação”.

O dirigente avaliou que o momento atual exige cautela. “Devemos ter cuidado quando a economia está nesse momento de transição”, declarou, destacando que o mercado de trabalho mostra sinais mistos. “Algumas métricas importantes do mercado de trabalho têm sido bastante estáveis”, observou, embora tenha reconhecido que a taxa de contratação está baixa. “É um dos fatores mais fracos da nossa economia.”

Goolsbee acrescentou ainda estar “cauteloso” quanto aos dados de demissões, destacando que o comportamento das empresas precisa ser monitorado com atenção.

Para Goolsbee, a economia ainda pode seguir um caminho positivo. “Um caminho dourado para a economia ainda é possível”, observando que, no médio prazo, “as taxas de juros devem se estabilizar em um nível bem abaixo do atual”.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve