Mix diário

Membro do BCE elogia Powell e afirma que nunca imaginou discutir perigo à independência do Fed

O integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Joachim Nagel afirmou nesta terça-feira, 20, que nunca havia imaginado discutir que a independência do Federal Reserve (Fed) estava em perigo, dizendo que é necessário ser muito cuidadoso com a independência dos bancos centrais no momento. Em um painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o também presidente do Deutsche Bundesbank fez as declarações em um questionamento sobre a pressão que o presidente do Fed, Jerome Powell, vem recebendo. Nagel disse que o americano vem fazendo um grande trabalho na política monetária.

Sobre a situação na zona do euro, o dirigente afirmou que, no caso do mandato principal, o BCE está perto da sua meta na estabilidade dos preços. Por sua vez, Nagel apontou que “estamos chegando ao ponto em que a consolidação fiscal será vital”. Segundo ele, o fato de não haver uma união fiscal, apenas monetária, é desafiador. Ainda assim, Nagel disse ter certeza que as regras fiscais devem ser cumpridas. Segundo ele, os últimos tempos foram marcados por “momentos extraordinários, mas isso não pode ser uma desculpa para descumprir o aspecto fiscal”.

Para Nagel, é importante observar a direção em que os orçamentos estão indo, e cada país da zona do euro sabe onde deve ir.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve