Segundo o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, o assunto integra a pauta que deve ser discutida com o governador Silval Barbosa neste início de gestão. Em entrevista à TV Centro América nesta terça-feira (19), Colle salientou que em Mato Grosso existem muitas rodovias não pavimentadas e muitas, embora asfaltadas, estão intransitáveis devido ao período chuvoso.
Durante a posse da diretoria, o governador citou os problemas que os municípios sofrem com as estradas estaduais. “A cada ano o número de atoleiros nas estradas aumenta, por isso em parceria com a AMM e Assembleia Legislativa, nós lançamos o programa Mato Grosso Integrado. O governo do estado vai disponibilizar R$1,5 bilhão além do dinheiro repassado do Fundo Estadual de Transporte e Habitação para o programa”, afirmou o governador.
O presidente falou também sobre a dificuldade financeira dos municípios, que possuem muitas atribuições sem a devida contrapartida financeira. “Muitos municípios tiveram dificuldade de fechar suas contas no final de 2012 e estão tendo dificuldade no início de 2013”, assinalou.
O dirigente falou ainda sobre a reestruturação do escritório da AMM em Brasília visando auxiliar as prefeituras na captação de recursos federais. A intenção é viabilizar os recursos que estão sendo disponibilizados por meio de programas.
Entre as metas da nova diretoria destacam-se, ainda, a revisão da distribuição do ICMS, visando um consenso entre o Governo do Estado e os municípios. A descentralização do licenciamento ambiental também será prioridade da gestão.
Colle ressaltou também que estará atento às mobilizações nacionais, visando a articulação pelo aumento do percentual do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Ele lembrou também que é preciso uma revisão do pacto federativo, para que haja uma distribuição mais justa de atribuições e recursos financeiros.
A entrevista na íntegra pode ser acessada no perfil da AMM no facebook: Prefeituras de Mato Grosso
Fonte: Agência de Notícias da AMM