Plantão Policial

Meia tonelada de cocaína é apreendida em aeronave abatida pela FAB no Pantanal

Uma aeronave bimotor modelo Baron foi abatida na manhã de quarta-feira (25) por um avião Super Tucanos da Força Aérea Brasileira (FAB) em uma região identificada como Baía Uberaba próxima a base Exército Brasileiro de Porto Índio, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Dentro do bimotor os policiais encontraram aproximadamente 500 kg de cocaína.

De acordo com o comandante do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Juliano Chiroli, a operação iniciou-se na quarta-feira e ainda na manhã desta sexta-feira (27) as buscas na região onde a aeronave fez um pouso de emergência continuam, pois o piloto encontra-se foragido.

Ainda segundo Chiroli a Polícia Federal acionou a FAB e também o Ciopaer e informou da aeronave que estava vindo da Bolívia transportando droga.

“A Polícia Federal iniciou o trabalho, através do combate de tráfico a entorpecente,  e acionou a FAB para que enviasse um avião radar e um avião de caça para poder fazer a interceptação do avião com drogas. A PF nos acionou também (Ciopaer) para que realizássemos o trabalho de segurança pública propriamente dito, pois a FAB faz o trabalho de interceptação, depois da aeronave no chão, somos nós que fazemos o trabalho de prisão de piloto, apreensão de drogas retenção da aeronave e outros procedimentos”, explicou o tenente-coronel Chiroli.

Ao ser identificado o bimotor suspeito, a FAB ordenou que o piloto se identificasse e pousasse a aeronave, porém ao não responder aos primeiros interrogatórios, estabelecidos no protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, da Lei 7565/1986, foi realizado um tiro de advertência, mas mesmo assim o piloto não obedeceu as ordens e um segundo tiro, chamado de detenção foi efetuado.

O piloto então levou a aeronave para uma região grande de lagoa fazendo um pouso forçado e em seguida a equipe do Ciopaer se aproximou e localizou a aeronave realizando a apreensão da droga, porém o piloto estava desaparecido.

O tenente-coronel explicou que buscas estão sendo feitas na região para localizar o piloto e apreender a aeronave que está submersa.

“Onde a aeronave caiu, é uma lagoa extremamente extensa, e ela submergiu no meio da lagoa, e não há terra firme no raio de uns três a quatro quilômetros. Ainda não se sabe se o piloto realmente conseguiu fugir, ou foi tentando nadar e acabou sucumbindo no meio aquático. As buscas para localizar o piloto não tem prazo para terminar, e está inclusive sendo feito um estudo, para ver como será o procedimento para submergir a aeronave que está naufragada e traze-la para terra firme.

Essa é a segunda aeronave na história do Brasil a ser abatida. A equipe do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) auxilia nas buscas para localizar o foragido.

IMAGENS:

 

 

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em