Esportes

Medo de Robinho? Elano é ainda mais carrasco do São Paulo

O atacante Robinho já tem presença assegurada no clássico deste domingo, contra o São Paulo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, que decidirá um dos finalistas do Campeonato Paulista . Recuperado de um desgaste muscular que o tirou do jogo na quarta-feira, o camisa 7 levanta um temor entre os são-paulinos pelo amplo e favorável retrospecto. A má notícia é que outro santista tem desempenho ainda superior contra o rival.

Se Robinho venceu nove de 15 jogos, Elano tem dez vitórias no mesmo número de partidas e aproveitamento melhor: 68,8% contra 64,4% do companheiro. Além disso, supera o companheiro até em gols: quatro contra dois.

A saga da dupla iniciou quase junta, em 2002. Elano estreou contra o rival um ano antes, em 2001, em jogo decidido pelo ex-centroavante Viola, na Vila Belmiro.

Elano e Robinho jogaram juntos até 2005, quando o primeiro partiu já no início do ano para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O camisa 7 ainda atuou em um último jogo, que decidiu o título para os rivais, no mesmo ano, em Mogi Mirim.

Robinho liderou o Santos em 2010 a três vitórias com a geração Neymar e Paulo Henrique Ganso e viu Elano reassumir o protagonismo nos dois anos seguintes em 2011 e 2012, enquanto esteve no Milan. O jogador, de fato, tem no São Paulo o segundo rival que mais se dá bem, após o Corinthians . Foi o que mais venceu.

Pesa a favor de Elano o fato de já ter marcado em jogos eliminatórios. Fez em 2004, na vitória por 1 a 0 no jogo de ida, pela Copa Sul-Americana, fundamental para a classificação da equipe, que empatou o jogo da volta por 1 a 1.

Além disso, decretou a eliminação são-paulina em pleno Estádio do Morumbi, em 2011, com uma cabeçada que pôs fim as chances de virada. O Santos venceu por 2 a 0.

Elano tem escalação indefinida, podendo iniciar o jogo na vaga de Geuvânio, assim como foi diante do Corinthians. Sem o mesmo rendimento nos últimos anos, o camisa 22 diz que já pensa em aposentadoria, mas, antes disso, pode ajudar Robinho na missão de se despedir com um título. O retrospecto pode lhe ajudar.

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos