Política

Medidas emergenciais são tomadas pelo governo

Foto: José Medeiros/Secom MT

O governador Pedro Taques (PDT) se reuniu com o secretariado na manhã desta sexta-feira (09), para discutir pautas emergenciais das áreas de Saúde, Educação e Segurança. Um balanço dos primeiros sete dias de atividades foi apresentado pelos gestores das pastas, durante a reunião.

Contas atrasadas de serviços essenciais, deixadas de ‘herança’ pelo governo de Silval Barbosa (PMDB), devem ser quitadas até esta segunda-feira (12). Segundo o secretário de comunicação, Jean Campos, reeducandos do sistema prisional do Estado corriam risco de ficar sem comida, devido ao não pagamento da dívida acumulada.

“Na segurança pública, tínhamos a questão de que 9 mil marmitas estavam com 60 dias de atraso, então corria o risco do sistema prisional, os reeducandos ficarem sem o fornecimento da alimentação. Então, esta situação já foi regularizada”.

Já na parte da saúde, o secretário salientou que serviços básicos, como água, luz e telefone, que estavam em atraso no MT Saúde, foram quitados pelo governo. Ele também pontuou o caso do Lar da Criança, que sofria falta de merenda, remédios e serviços de manutenção.

“[Havia] um fator de risco que era o Lar da Criança, que era a falta de merenda escolar, falta de manutenção de ar-condicionado, falta de medicamentos, também que já foi solucionado. O secretário [de Trabalho e Assistência Social] Valdiney [de Arruda], junto à Casa Civil e a Secretaria de Fazenda já fizeram esta interlocução para que estes contratos sejam regularizados”.

E na educação, o ponto emergencial foi os atrasos nas contas de serviços básicos da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Campos afirmou que a partir de segunda-feira, as aulas programadas para começar vão se estender normalmente devido a quitação destas dívidas.

“A questão dos meses anteriores de serviços básicos, como luz, telefone, água, assim como a internet, que era o mesmo quadro do MT Saúde, já foram regularizados e na segunda-feira mesmo, irão iniciar as aulas de educação indígena, e estas aulas não serão interrompidas da falta destes serviços”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões