Cidades

Médicos suspendem atendimento nesta quarta e realizam protesto

 
As mobilizações que acontecem em todo o país serão marcadas por protestos contra as péssimas condições da saúde pública no Brasil e contra a importação de médicos formados no exterior sem a revalidação do diploma. 
 
De acordo com a presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Dalva das Neves, hoje só serão realizados atendimentos de urgência e emergência. A partir das 14h, os profissionais seguem em passeata, que sairá da sede do CRM e seguirá até a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), terminando na Assembleia Legislativa (AL-MT).
 
“Queremos melhores condições de trabalho, necessitamos de infraestrutura física para trabalhar”, declarou a presidente do Conselho. Dalva ainda afirmou que a falta de medicamentos e exames nas unidades de saúde da Capital e do interior está insustentável.
 
As ações de protesto foram definidas em assembleia realizada no final de junho, em São Paulo, e que resultou na elaboração de uma Carta Aberta aos médicos e à população brasileira, que explica: “a reação das entidades médicas simboliza a resistência dos profissionais e dos cidadãos ao estado de total abandono que afeta a rede pública”.
 
PEC 454
 
Os profissionais médicos buscam também a aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 454/2009, que cria a carreira médica nos serviços públicos federal, estadual e municipal, semelhante à de juízes e promotores. A justificativa é de que esta medida evitaria a necessidade de importação de médicos sem aprovação do Revalida e, dessa forma, zelaria pela saúde da população.
 
“Os médicos não podem ser importados, sem passar pelo exame de revalidação de diploma. Muito menos com a justificativa de atender somente a população mais carente. Quer dizer que o Brasil agora vai ser separado em categorias? A dos pobres e a dos ricos?”, questionou a sindicalista. 
 
Ao longo desta semana, o site SOS Saúde, recebe de médicos, profissionais da saúde e da população, denúncias (com relatos, fotos e filmes) sobre a situação precária da rede pública em todo o país.
 
 
Camila Ribeiro – Da Redação 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.