Em mais um reflexo da crise financeira atravessada pelo estado, nesta sexta-feira (11), todos os médicos do Rio Imagem, Centro de Diagnóstico por Imagem do SUS, que fica no Centro do Rio, pediram demissão sem aviso prévio. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O motivo é o atraso no pagamento dos salários dos profissionais.
Ainda segundo a SES, depois de negociações, os funcionários toparam atender todos os pacientes que já estavam na unidade esperando atendimento para realizar o exame. Os demais pacientes que chegaram ao longo do dia, tiveram seus procedimentos reagendados. Neste fim de semana, a unidade vai funcionar apenas para a entrega de resultados de exames.
"É um absurdo isso, os médicos pediram demissão por falta de pagamento. O exame tava marcado hoje, às 16h. Agora eles falaram que tá sem previsão, mas que tão remarcando. Quantas fichas ali paradas por causa de demissões dos médicos, por falta de pagamento?", reclamou a paciente Rosemary Freitas da Silva.
A paciente Maria Angela Cunha, que esperava desde setembro por um exame de mamografia também se indignou com a situação. "Essa marcação demorou muito, desde setembro, e finalmente, hoje, eu fiquei assim, sem chão, né, porque eu achei que eu ia conseguir fazer a mamografia", lamentou.
A Secretaria informou que trabalha com a empresa responsável pela contratação dos colaboradores o retorno dos atendimentos na unidade e reiterou que vem reunindo esforços junto à Secretaria de Estado de Fazenda para buscar soluções e cumprir suas responsabilidades orçamentárias e financeiras, o que inclui pagamento de fornecedores e Organizações Sociais de Saúde.
Fonte: G1