Nacional

Médicos residentes retomam atendimento nas unidades de saúde

Os médicos residentes do Sistema Único de Saúde, que paralisaram seus serviços ontem (24), retomaram hoje as atividades. O movimento, que durou 24 horas, ocorreu em todo o país para reivindicar melhores condições de trabalho e ensino. Para atender casos de emergência, 30% dos residentes trabalharam. 

Em entrevista, o presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Arthur Danila, disse que a discussão feita na reunião da sexta-feira (18) com o Ministério da Educação foi insatisfatória e, por essa razão, a categoria foi às ruas pedir melhorias.

“Somamos uma participação de mais de 10 mil residentes no país, que pararam nas 27 unidades federativas e em algumas cidades do interior. Temos, como resultado da paralisação, o fato de que os residentes estão realmente muito preocupados com o serviço oferecido à população". Para Danila, essa melhora só será possível com o atendimento das pautas apresentadas ao governo.

Até agora, ficou acertada a realização de três reuniões para discutir as reivindicações. As duas primeiras estão previstas para outubro e a terceira, para novembro, mas as datas ainda não foram definidas.

As principais propostas da ANMR são auxílio-moradia para os residentes, disposição de preceptores para auxílio no ensino de qualidade, composição democrática da Comissão Nacional de Residência Médica e o programa Mais Médicos.

As manifestações foram pacíficas e sem incidentes.

Fonte: Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus