Cidades

Médicos dão prazo até o dia 21 para não deflagrarem greve

Foto: Andrea Lobo/ Arquivo CMT

Médicos de Cuiabá deram prazo de pouco mais de duas semanas à prefeitura, para que os problemas envolvendo a categoria sejam resolvidos. Os profissionais decidiram em Assembleia Geral na quarta-feira (02), não deflagrar greve, e dar ao prefeito Mauro Mendes até o dia 21 de dezembro, a oportunidade de solucionar os impasses. Segundo Sindicato dos Médicos (Sindimed), muitos profissionais estariam com salários atrasados há meses.

De acordo com a presidente do Sindimed, Eliana Siqueira, dia 21 é a data limite, onde uma nova assembleia está marcada, e se não solucionados os problemas, a greve não está descartada. “Essa é uma demonstração de que não queremos greve, só queremos que eles nos paguem o que devem”, afirma.

Neste ínterim, Eliana Siqueira confirmou que buscará junto aos vereadores ajuda em relação a outro problema que se instaurou. A presidente alega ainda que ao invés de terem respostas positivas, foram surpreendidos com Projeto de Lei enviado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB). O projeto altera a Lei Complementar nº 200/2009, para viabilizar a Correção das Horas Extras e aumento da jornada de trabalho dos médicos lotados nas unidades do Programa de Saúde da Família. Segundo ela, este projeto aumentaria a carga horária do médico sem aumentar o salário. “Vamos conversar com os vereadores para que um projeto absurdo como este não passe”, diz.

Quanto aos salários em atraso, prefeito Mauro Mendes garantiu durante vistoria as obras do novo pronto-socorro de Cuiabá, na terça-feira (01), que todos os pagamentos foram feitos no dia 30 de novembro. 

A secretária-adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Iracema Maria de Queiroz, também confirmou que os pagamentos estão em dia. “Não vou dizer que não haja alguma inconformidade administrativa, mas se houver será reparada. Mas isso é um caso pontual”, garantiu a secretária.

Atos – Nos dias 12, 20 e 25 de novembro os médicos chegaram a suspender as atividades nas policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento de Cuiabá. Na ocasião, somente os casos de urgência e emergência foram atendidos. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.