Nacional

Médicos brasileiros terão que revalidar seus diplomas

 
A realização da prova é obrigatória para todos aqueles que cursaram medicina fora do Brasil e querem exercer a profissão em território nacional. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a medida não irá avaliar os alunos envolvidos, que serão escolhidos entre os que estão cursando a partir do sexto ano da graduação.
 
O exame terá o caráter de "pré-teste" apenas, e não foi planejado agora com os debates sobre a vinda de médicos estrangeiros ou pelo programa Mais Médicos, informa a assessoria do Instituto. Segundo eles, isto já vem sendo feito há cerca de um ano, e irá reproduzir o modelo de análise feito com outras provas, como o Enem e o Prova Brasil, que também realizam testes com grupos menores. A prova do Revalida deste ano ainda deve ocorrer como nos outros anos. A partir do ano que vem o exame já deve ser requalificado a partir de estudos feitos com o resultado das provas aplicadas aos alunos brasileiros, segundo a assessoria do Inep.
 
Na primeira edição do exame, em 2011, 677 pessoas se inscreveram. Destas, 65 médicos foram aprovados — 31 brasileiros que estudaram no exterior, seis argentinos, quatro bolivianos, seis colombianos, três peruanos, três cubanos, três equatorianos, três venezuelanos, dois nicaraguenses, um alemão, um cabo verdense, um francês e um dominicano.
 
Em um modelo similar ao Revalida, mas apenas em São Paulo, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) realiza desde 2005 uma um exame de avaliação dos formandos nos cursos de medicina no Estado. Porém, apenas desde 2012 a prova passou a ser obrigatória aos recém-saídos das universidades. O resultado da primeira prova obrigatória levantou um alerta, que 54,5% daqueles que realizaram o exame não passaram no teste. A maioria acertou menos de 60% das 120 questões de múltipla escolha apresentadas pelo conselho. 
 
Ser reprovado no exame não impede o aluno de tirar o registro profissional no Estado. Porém, é necessário apresentar o comprovante de comparecimento na prova.
 
 
 
 
 
 
Fonte: R7
Foto: Ilustração
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus