Esportes

Médico cuiabano é convocado para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago

O médico do exercício e do esporte João Augusto Barreto Lombardi, de Cuiabá (MT), foi convocado para ser um dos médicos do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos que ocorrem no final do ano em Santiago no Chile. João foi um dos médicos do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio em 2021 e tem ampla experiência em competições e torneios internacionais com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

“Com o crescente incentivo e crescimento do esporte em nossa terra, ter um representante de Mato Grosso dentro do esporte de alto rendimento da mais alta elite do nosso País é uma grande conquista e orgulho”, afirma o especialista cuiabano.

João Lombardi explica que os médicos do exercício e do esporte têm um papel fundamental no Parapan e Paralimpíadas, pelo fato de ser necessário um acompanhamento e um monitoramento personalizado para cada competidor, com o objetivo de manter de forma saudável e íntegra as partes física e mental do indivíduo.

De acordo com o especialista, isso evita que haja uma sobrecarga, principalmente, do sistema cardiovascular, da musculatura esquelética e do psíquico. Ademais, acrescenta o médico, diante de casos de lesões, que é possível ocorrer durante os jogos, os médicos e outros profissionais da saúde como fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, massagista, entre outros, são essenciais no tratamento e no prognóstico positivo dos competidores.

“A medicina esportiva, de modo geral, tem como função o acompanhamento longitudinal do atleta, atuando de forma a prevenir lesões e também em seu tratamento e reabilitação”, pontua João Lombardi.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos