O Grande Prêmio de Monza, que completou cem anos esse ano, teve como vencedor o holandês voador Max Verstappen da equipe Red Bull Races, alcançando ainda o jovem piloto campeão mundial a marca de 31 vitórias na fórmula 1 e se aproximando cada vez mais do seu segundo título mundial.
Verstappen agora lidera o campeonato de fórmula com 116 pontos de diferença para o segundo colocado Charles Leclerc da Ferrari e pode ser campeão na próxima etapa com sete provas de antecedência na próxima etapa em Singapura daqui três semanas se ocorrer uma combinação de resultados, ainda que improváveis, Verstappen em primeiro e Leclerc depois da nona colocação. Agora, a Red Bull continua liderando o mundial de construtores com 545 pontos, seguida da Ferrari com 406 pontos e Mercedes com 371 pontos.
Após as punições aplicadas a Tsunoda, Hamilton, Sainz, Magnussen, Bottas, Schumacher, Perez Ocon e Verstappen, o grid de largada do Grande Prêmio foi formado com Leclerc, Russell, Norris, Ricciardo, Gasly, Alonso, Max Verstappen, De Vries, Zhou e Latifi.
Assim, a corrida começou com grande expectativa de vitória da Ferrari, pois o piloto monegasco Charles Leclerk largaria na pole position em seus domínios. No entanto, a estratégia de fazer a primeira troca de pneus ainda na oitava volta quando havia um Safety Car Virtual se mostrou equivocada e permitiu a Verstappen tomar a liderança e vencer com folga daí em diante a corrida. Em mais uma prova perfeita, o holandês e atual campeão mundial se sagrou vencedor num circuito onde nunca havia vencido e nem pontuado antes.
O paradoxo da corrida foi que as três voltas finais ocorreram com Safety Car, numa pista conhecida por sua característica de velocidade máxima, retirando a emoção com a tão esperada disputa na pista entre Verstappen e Leclerc e sua máquinas voadoras. O podium foi composto por Verstappen, Leclerc e Russel.
Novo holandês voador?
A grande surpresa nessa etapa foi o piloto holandês De Vries, que correndo na William em substituição a Albon, operado as pressas de uma crise de apendicite, fez excelentes resultados na classificação e finalizou a corrida na nona posição, faturando dois pontos no mundial de construtores e chegando à frente de Latifi, seu companheiro de equipe.
Mundial de Pilotos PTS
1 Holanda Max Verstappen 335
2 Monaco Charles Leclerc 219
3 México Sergio Perez 210
4 Britain George Russell 203
5 Espanha Carlos Sainz Jr 187
6 Britain Lewis Hamilton 168
7 Britain Lando Norris 88
8 França Esteban Ocon 66
9 Espanha Fernando Alonso 59
10 Finlândia Valtteri Bottas 46
Mundial de Construtores PTS
1 Red Bull 545
2 Ferrari 406
3 Mercedes 371
4 Alpine 125
5 McLaren 107
6 Alfa Romeo 52
7 Haas 34
8 AlphaTauri 33
9 Aston Martin 25
10 Williams 6