Foto Ahmad Jarrah
O secretário de segurança de Mato Grosso, Mauro Zaque, disse que não há nada de concreto sobre a violência no Bairro Pedregal, em Cuiabá. A informação foi dada nesta quinta-feira (26) pelo gestor, na reunião com a cúpula da Policia Militar, para discutir sobre o suposto 'toque de recolher' que o bairro estaria sofrendo, por conta grupos criminosos.
A reunião tratou das estratégias operacionais a serem empregadas no final de ano e discutiram, em pauta específica, a situação dos três homicídios cometidos no bairro Pedregal, em Cuiabá, na última semana.
Mauro Zaque cobrou do comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Zaqueu Barbosa, informações sobre o ocorrido na última semana no bairro. Na oportunidade, questionou sobre as estratégias que estavam sendo executadas na localidade e todos os levantamentos realizados pela Polícia Militar acerca do ocorrido.
O comandante geral explicou o trabalho que a Polícia Militar vem desenvolvendo no bairro e os levantamentos que a Inteligência já realizou sobre o caso, os possíveis motivos e os supostos envolvidos.
Mauro Zaque determinou, de forma enfática, um reforço de policiamento na área do bairro e todas as suas adjacências, com objetivo de neutralizar qualquer ação criminosa pretendida por quem quer que seja.
Foi determinado emprego máximo de policiais das tropas ordinárias e especializadas, a fim de garantir a tranquilidade dos moradores e retorno do bairro à normalidade.
“Estive no local nesta tarde. Conversei com cidadãos e comerciantes e percebi que, de concreto, não existe nenhuma ameaça evidente. Mesmo assim, por cautela, e para evitar que os boatos de mídias sociais e aplicativos de celular gerassem intranquilidade, determinei uma presença maciça de policiais na área, sem descuidar de outras regiões críticas, a fim de cumprir a nossa missão, que é preservar a ordem e a paz pública. Tenho certeza que os policiais cumprirão a missão dentro dos limites da lei e protegerão adequadamente à sociedade”, enfatizou o secretário Mauro Zaque.
O Comando Regional 1 da Polícia Militar reforçou o policiamento nas áreas dos bairros Pedregal, Morada da Serra, Pedra 90 e na centro de Cuiabá. Nessas regiões, por meio da estratégia denominada ‘Saturação’, os policiais estão presentes de forma maciça e ininterrupta, com ações ostensivas a pé e motorizadas e o reforço especializado das equipes da Rotam, Cavalaria, Trânsito e Batalhão de Operações Especiais. O policiamento preventivo e repressivo é efetivado com abordagem de pessoas, checagem de veículos e serviços de inteligência.
Segundo a PM, no caso específico do Pedregal, não existe nenhuma ameaça evidente, mas mesmo assim, por medida de prevenção, a PM continua com a ‘Saturação’. Nos bairros Morada da Serra, Pedra 90 e no Centro, as ações também são preventivas e levam em conta os riscos de ocorrência de crimes de maior potencial ofensivo pelo grande número de pessoas circulando nas ruas e no comércio em geral.
Atualizado às 15h35min
Com assessoria