Política

Mauro Savi é nomeado presidente de CPI para investigar fundos

O deputado Mauro Savi (PSB) foi nomeado presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará as movimentações financeiras de fundos executivos. A decisão do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB)  foi publicada no Diário Eletrônico do Legislativo nesta sexta-feira (26).

Também compõem a comissão Leonardo Albuquerque (PSD), Adriano Silva (PSB), Ondanir Bortolini “Nininho” (PSD) e Allan Kardec (PT) – o último foi indicado por Botelho por a líder da oposição, Janaína Riva (PMDB), abrir mão do direito de indicação. Como suplentes estão Dilmar Dal Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Janaina Riva (MDB), Romoaldo Júnior (MDB) e Wagner Ramos (PSD).

Na próxima semana deverá ser escolhidos o relator e o vice-presidente da CPI.

Em entrevista ao Circuito Mato Grosso, na semana passada, Janaína Riva disse que não indicaria um componente para CPI por entender que o novo bloco de parlamentares em formação na Assembleia Legislativa tornaria a indicação de nomes mais independentes. A grande maioria dos deputados faz parte da base do governo Pedro Taques, e a comissão para investigar os fundos foi possível após a adesão de 11 deputados descontentes com o Executivo à articulação de Allan Kardec. O novo bloco, que inicialmente tem 16 eventuais componentes, é formado por esses deputados.

“Eu não vou apresentar nenhum nome porque o grupo de deputados descontentes [com a situação de apoio a Taques] pediu que se aguardasse a formação do novo bloco para definir quem será o indicado. Então, eu vou esperar”, disse Janaína.

Ontem, após a divulgação dos nomes dos componentes da CPI, a deputada divulgou nota considerando irregular a nomeação dos integrantes. A situação pode levar a anulação da CPI, visto que os deputados da oposição podem articular medidas para não cumprir prazos regimentais. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões