A minuta do Plano Municipal de Educação de Cuiabá foi entregue ao prefeito Mauro Mendes (PSB) nesta segunda-feira (22). A entrega foi feita pelos representantes do Fórum Municipal de Educação, formado pela Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), subsede Cuiabá, e Câmara Municipal de Cuiabá.
Conforme o prefeito, o Plano deve ser aprovado nesta terça-feira (23), pela Câmara Municipal de Cuiabá em sessão ordinária. “A expectativa é que até o próximo dia 24 o plano seja sancionado. Depois disso será trabalhar muito para assegurar que todas as metas sejam cumpridas”, diz Mendes.
O prefeito destacou algumas metas e estratégias que estão no plano e que são importantes para a rede municipal, entre elas a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a universalização, até 2016, da educação infantil de cinco e quatro anos, a ampliação em 50% de crianças de zero a três anos nas creches e a valorização do profissional, além da melhoria da infraestrutura das escolas.
O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, que também preside o Fórum Municipal, explica que o Plano contém 20 metas e 124 estratégias que vão nortear o setor da educação nos próximos dez anos. “Estamos otimistas quanto a essas metas e acreditando que a educação de Cuiabá dará um grande salto de qualidade, pelos menos estamos trabalhando para conquistar isso”, observou o secretário Gilberto Figueiredo.
Para atender uma das metas dos Planos Nacional e Municipal, que é a ampliação do atendimento da educação infantil, a Prefeitura de Cuiabá está construindo 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e já concluiu e entregou outros seis, quatro em 2014 e dois em 2015.
Além da construção de novas unidades, conforme destacou Mauro Mendes, a Prefeitura também vem investindo em reforma das creches e escolas, por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação.
Realizado com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá, o programa de modernização já beneficiou com a reforma geral quatro escolas e duas creches, que já foram entregues. Está em andamento a reforma geral de seis escolas e duas creches.
O Conselho Municipal é representado no Fórum pela professora Regina Lúcia Borges, a Câmara Municipal pelo vereador Allan Kardec e o Sintep por Helena Maria Bortolo.
(Assessoria)