Foto: Ednei Rosa
Entre os planos de mudanças internas, que inclui o corte de 500 cargos comissionados na prefeitura e a extinção de nove secretarias, o prefeito Mauro Mendes (PSB) anunciou a criação do cargo do Diretor de Fiscalização na Agência de Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Capital (Amaes). A mudança deve passar por votação na Câmara Municipal de Cuiabá.
Segundo Mauro a intenção é melhorar a atuação da autarquia, responsável por regular a prestação de serviço a CAB Cuiabá, no abastecimento de água e tratamento de esgoto da capital.
“Lá (Amaes) tem apenas dois diretores, no fim só a diretora toma decisões. Tendo os três diretores, passa a ser um colegiado e nós queremos mais eficiência na fiscalização do contrato com a CAB”, afirmou Mendes.
Assinado em abril de 2012, o contrato com a Cab prevê a universalização da água na Capital em três anos e do saneamento em 10 anos. Com isso, até o ano que vem todas as casas de Cuiabá precisam receber água tratada e de qualidade em suas torneiras. viplviv.com
Mesmo com o prazo estipulado, a concessionária vem apresentando certa ineficiência no atendimento a população, que por muitas vezes sofrem com o desabastecimento.
Mauro se diz preocupado com índice de insatisfação da população.
“O contrato de concessão afeta diretamente a vida de todos nós, o fornecimento de água tem apresentado falhas, mas temos cobrado diuturnamente da CAB. Lamentavelmente nós temos visto pouca evolução, já que ano que vem completamos três anos de concessão, existe uma meta importante e o que queremos é água nas torneiras da população”, afirmou o prefeito.