O governador Mauro Mendes disse, nesta sexta-feira (12), que irá apoiar uma eventual candidatura de Carlos Fávaro (PSD) ao Senado numa eleição complementar. Mendes disse ser natural que seu apoio seja para Fávaro, visto que ambos disputaram as eleições 2018 em aliança entre DEM e PSD. Hoje, ele exercer a função de articulador político do governador em escritório em Brasília.
“Ele esteve ao nosso lado nas eleições, faltou pouco para que conseguisse o êxito. E ocorrendo o trânsito em julgado essa cassação, o Fávaro é seguramente em grande candidato, teve meu apoio lá [em 2018] e tem condições de ter todo o nosso apoio, não vejo por que mudar isso, não há nenhum fato que me leva a isso”.
Fávaro anunciou que irá disputar novamente ao Senado nesta quinta-feira (11) durante coletiva para se posicionar sobre o julgamento do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), que cassou o mandato de Selma Arruda por unanimidade.
No mesmo julgamento, o pleno voto contra o relator do processo, desembargador Pedro Sakamoto, para que Carlos Fávaro, terceiro colocado na disputa, ocupasse o cargo temporariamente até que o substituto seja escolhido via voto popular.
Contudo, a senadora Selma Arruda tem ainda o direito de recorrer da decisão do pleno em segunda instância na Justiça Eleitoral no Estado quanto na instância federal, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde o julgamento pode ser revertido. Até o fim da série de recursos suspensivos, ela permanecerá no cargo. E a definição de eleição suplementar fica atrelada ao encerramento do trâmite recursal.