Política

Mauro Mendes critica rebaixamento de nota de Cuiabá e defende ‘projeto alternativo’

O governador Mauro Mendes (DEM) disse nesta terça-feira (20) que o rebaixamento da nota de Cuiabá de B e C indica a necessidade de um projeto alternativo para a administração da capital. Ele avalia que Cuiabá fica em uma situação de vulnerabilidade econômica, com chances de restrição a empréstimo e perda de investimentos.

“Isso é muito ruim para Cuiabá, perde a capacidade de investimento, de contratar novos empréstimos, traz consequências muito danosas pra população. O DEM tem responsabilidade de construir novas alternativas, porque vejo que do jeito que está me preocupa muito”.

O rebaixamento da confiabilidade de Cuiabá foi determinado pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) via a análise da capacidade de pagamento (Capag), referente ao comportamento orçamentário deste ano. Conforme o órgão, o espaço entre a receita corrente e o nível de dívida do município estreitou, indicando perda de capacidade de aumento das dívidas obrigatórias, o que está relacionado à capacidade de pagamento.

Vale lembrar que a Cuiabá já teve dois empréstimos aprovados, desde 2017, pela Câmara de Cuiabá, em torno de R$ 400 milhões cada um. O primeiro, em negociação com instituição internacional, está travado.

Durante a gestão de Mauro Mendes, Cuiabá manteve-se com a nota B, considerada um estado financeiro saudável. Hoje, ao comentar o assunto, Mauro Mendes usou cunho político para criticar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sobre eventual candidatura de reeleição.

“Eu entreguei a Prefeitura de Cuiabá com nota B, que é uma avaliação de gestão financeira, e o Tesouro Nacional já avaliou com C agora, depois de dois anos da atual administração”.

Emanuel Pinheiro e alguns democratas estão relação de choque e afago desde o início das especulações sobre candidaturas para 2020, no primeiro semestre. O emedebista diz ter apoio de líderes, como os irmãos Jayme e Júlio Campos e do presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, enquanto outros nomes de peso, como o próprio governador e o presidente da sigla, Fábio Garcia mostram resistência e até como descartada a hipótese de aliança.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões