Política

Mauro Mendes condena arte nas obras públicas sem autorização

O prefeito Mauro Mendes (PSB) condenou a ação de três ‘grafiteiros’ que na madrugada deste domingo (25) foram detidos por policiais do 10º Batalhão da Polícia Militar, na Trincheira Santa Rosa, localizada na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

Segundo o gestor municipal, a iniciativa artística é até permitida, mas desde que seja de forma organizada e expressamente autorizada pelo Poder Público.

“Pode até acontecer, mas isso não pode ser a bel prazer, não se pode pintar e bordar a bel prazer pela cidade. É uma expressão da arte, mas não pode ser da forma com que as pessoas julgam que deve ser. A cidade tem que ter ordem e respeito ao patrimônio público. Se isso for uma política pública, podemos fazer painéis artísticos e então vamos prestigiar outras manifestações artísticas”, defendeu Mendes.

Questionado quanto ao posicionamento do Governo Pedro Taques (PDT), que através de uma publicação no Facebook elogiou a pintura grafitada em outra trincheira, a da Jurumirim, e garantiu abrir dialogo com os artistas, Mauro foi categórico ao declarar que o melhor é esperar o término das obras para depois decidir o que fazer com o “embelezamento” das obras de mobilidade urbana.

“Vamos terminar as obras primeiro e depois pensamos em embeleza-las”, finalizou.

Manifestação de apoio

Um grupo de artistas e interventores urbanos se organiza para nesta terça-feira (27) realizar um ato de manifesto, intitulado “Ocupação Artística”. A convocação é para que os apoiadores da arte de rua compareçam às 17 horas, na Trincheira Jurumirim, para realizar um ‘mutirão’ da arte, com pinturas, canto, dança e outras expressões culturais e artísticas.

Apoio do governo estadual

O Governo de Mato Grosso marcou para a próxima quinta-feira (29) uma reunião com os artistas e interventores culturais.

A conversa será no Palácio da Instrução, no centro da capital, às 18h30min. Identificação das demandas do setor, apresentação das metas dos 100 primeiros dias de gestão e o início do debate sobre a arte urbana espontânea nos municípios foram colocadas como alguma das pautas.

Detenção

Na madrugada deste domingo (25), três jovens artistas foram detidos por policiais militares do 10º Batalhão por estarem grafitando sua arte em uma das laterais da Trincheira Santa Rosa, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

Andre Gorayeb, André Eduardo e Simone Ishizuka foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania – CISC / Planalto, de forma incisiva e sem a possibilidade de conciliação.

Após a prisão dos três grafiteiros, o governo do estado se manifestou por meio de nota.

O Estado garantiu respeitar as formas de manifestação artística e que irá conversar com os artistas, mas ressaltou a importância da ação da Polícia Militar.

‘Grafiteiros’ são detidos na Trincheira Santa Rosa

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões