Prefeito admite falhas no transporte coletivo e promete mudanças nos próximos dias. Mauro Mendes disse em entrevista, nesta quarta-feira (11) que a prefeitura de Cuiabá irá realizar vistoria na atual frota de ônibus e implantar outros 400 pontos de paradas.
“Reconhecemos que o sistema tem falhas e não é aquele que desejamos à nossa população, então precisa ser melhorado”, frisou o prefeito. Mendes disse ainda que exigiu à Secretaria de Mobilidade Urbana que faça o mais rápido possível a inspeção. “Os veículos que não apresentarem condição de circulação e conforto serão retirados”, afirmou o prefeito.
Thiago França, secretário da pasta, explicou que irá se reunir com as empresas d transporte coletivo para cobrar as melhorias. . “Vamos exigir das empresas que melhorem as condições dos veículos”, disse Thiago França.
Outra medida anunciada por Mauro Mendes é em relação aos pontos de ônibus. Cuiabá tem hoje 2.200 pontos e a grande parte deles não apresenta as condições, ou padrão ideal de conforto à população. O prefeito anunciou que pretende implantar 400 novos pontos de ônibus, evitando que pelo menos parte da população fique exposta ao sol ou à chuva.
A colocação dos pontos é uma obrigação das empresas. Cada uma, pelo contrato de concessão, é responsável pela colocação de 25 pontos de ônibus por ano, mas isso não tem sido feito ao longo do tempo. “Vamos fazer e cobrar das empresas, descontando aquilo que a prefeitura teria que repassar às empresas”, frisou o prefeito da capital. Para o próximo ano, ainda segundo Mendes, a ideia é implantar outros 400 pontos. (Com assessoria)