Após exonerar o coronel Alexandre Mendes do cargo de comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes nomeou, nesta terça-feira (26), o coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco como novo titular do cargo. O oficial, que estava na Secretaria Adjunta de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), assume a função na próxima sexta-feira, dia 29.
“A vinda do coronel Fernando vai somar muito às nossas ações para intensificar o combate ao crime organizado. Ele é um militar que possui experiência e também tem o respeito da tropa. O foco será continuar e intensificar o trabalho para tornar Mato Grosso um lugar mais seguro para todos os mato-grossenses”, afirmou o governador.
Fernando é bacharel em Administração, pela União de Ensino Superior de Nova Mutum e em Direito, pela Universidade de São Paulo – UNCID. Também é especialista em Gestão de Segurança Pública pela Unemat.
Foi comandante do Núcleo de Polícia Militar, da Companhia de Polícia Militar e do 26º Batalhão de Polícia Militar, todos em Nova Mutum. Além de ter sido comandante do 14º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso.
Combate ao crime
Insatisfeito com a escalada da criminalidade em todo o estado, o governador anunciou a criação do “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado”. A iniciativa visa intensificar as ações de segurança pública em um pacote de medidas integradas de combate às facções e proteção e defesa ao cidadão de Mato Grosso.
Essa é a segunda ação tomada pelo gestor nos últimos quatro dias. Na última sexta-feira (22), o chefe do executivo estadual exonerou o coronel Alexandre Mendes do comando da Polícia Militar de Mato Grosso. Fontes relataram que o governador, de olho em uma possível candidatura ao Senado em 2026, está insatisfeito com os resultados da segurança pública, que considera aquém do esperado para enfrentar o avanço da violência no Estado.
“O crime organizado cresce, muda as suas estratégias muito rapidamente, e nós precisamos ter, por parte do Estado, das organizações de Segurança Pública, uma estratégia diferente, melhor e mais incisiva para combatê-lo. Com esse programa, vamos estabelecer um conjunto de ações para que possamos, de uma forma muito mais focada, fazer esse enfrentamento. Precisamos alinhar as nossas energias, as forças de Segurança, e, com todos tendo uma atuação mais efetiva, não tenho dúvidas de que vamos sufocar o crime organizado e proteger a sociedade, porque este é o nosso dever”, afirmou o governador.