Para os novos estudantes da rede estadual de ensino, ou para aqueles que pretendem trocar de unidade escolar, a solicitação de matrícula pela internet já está disponível nesta segunda-feira (19). Os estudantes que não pretendem mudar de escolas já têm suas matrículas asseguradas para o ano letivo de 2015.
O responsável pelo estudante, ou o mesmo, caso seja maior de idade, deverá acessar o sistema para efetivar o cadastro de novos usuários. As matrículas ficarão abertas até às 18h do dia 21 de janeiro. Após o período, os pais deverão voltar ao sistema para realizar a confirmação do pedido.
O ano letivo terá início no dia 09 de fevereiro. Nem todas as escolas da rede estadual participam do processo.
A rede estadual de educação conta com 746 unidades escolares onde estudam 437 mil alunos.
Segundo o secretário-adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga, o sistema é novo e servirá para acabar com as filas nas portas das escolas durante o período que antecede o ano letivo. “A matrícula web iniciou em 2014 como piloto em apenas oito escolas e, a partir deste ano, estamos experimentando esse recurso com o propósito de democratizar o acesso à rede estadual de ensino”, afirma o professor.
Pelo menos 500 unidades escolares estão habilitadas para fazer a matrícula web. Para os pais e alunos que não têm acesso a internet ou apresentam dificuldades com a ferramenta no computador, eles receberão o auxílio nos laboratórios de informáticas disponíveis nas escolares estaduais juntamente com os instrutores de informática para a realização da matrícula.
Em visita a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nesta semana, o governador Pedro Taques (PDT) garantiu o empenho na educação ao lembrar a época em que estudava em colégios públicos da capital, Taques destaca a importância de não “dar as costas aos alunos”.
“O meu sonho da época de estudante era ter uma recepção humanizada dos gestores e uma mochila, nem isso eu tinha”, conta o governador, destacando ser filho e neto de professoras. “Vou cobrar muito, preciso de uma escola onde os professores saibam o nome dos alunos”.
Para matrícula, clique aqui.