Atropelamentos são a maior causa de incidentes envolvendo esses animais
Em 2023, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) recebeu 1.107 animais silvestres, resgatados principalmente pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), ou entregues voluntariamente à Sema. Os resgates envolveram aves, mamíferos e répteis, totalizando 560 aves, 327 mamíferos e 220 répteis.
Entre as aves, destacam-se 270 periquitos-de-encontro-amarelo, 49 papagaios verdadeiros e outras espécies. Nos mamíferos, 310 gambás foram os mais resgatados, seguidos por capivaras, tamanduás-bandeira e outros. Nos répteis, foram resgatados jabutis, jiboias, tracajás e jacarés.
Um caso notável é o resgate da anta Fred, que se recuperou de lesões graves e foi solta na Reserva Ecológica Cunhataí Porã. Pitanga, outra anta, foi solta no Sesc Pantanal após ser resgatada ainda filhote.
Animais ameaçados de extinção também receberam atenção, como uma águia-cinzenta e um cachorro vinagre, encaminhados para recintos de reabilitação visando sua reintegração à natureza.
A Sema ressaltou a importância da população denunciar crimes contra animais silvestres pela Ouvidoria (0800 065 3838) e acionar a Polícia Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193) para resgates, visando a segurança dos animais e da comunidade.
Colaborou assessoria