Política

Mato Grosso tem 270 mil analfabetos

Pelo menos 270 mil mato-grossenses estão a margem de um processo social e econômico chamado alfabetização. Ou seja, isso significa que 8% da população do Estado de Mato Grosso não sabe ler e nem escrever, conforme aponta o secretário de Educação (Seduc), Permínio Pinto Filho (PSDB), empossado na manhã desta quinta-feira (01).

Os números são considerados alarmantes, tendo em vista os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, em virtude disto, o combate ao analfabetismo é um dos 10 projetos que serão implantados pelo novo governo de Pedro Taques, por meio da Secretaria do Gabinete de Assuntos Estratégicos.

Com foco no pedagógico para fazer essa transformação serão implementadas na Seduc, no período de 100 dias, junto ao Programa de Analfabetismo, que é estratégico de governo, ações que vão da formação dos professores e assessores pedagógicos, ao cumprimento do pagamento de bons salários.

“Nós precisamos nos preocupar com a participação e a atribuição dos nossos assessores pedagógicos, que é o braço da Seduc lá no município. Ele deve deixar também de se preocupar com a burocracia e se atentar com o pedagógico, com o desenvolvimento do professor em sala de aula. Ou seja, esse profissional precisa cumprir a carga horária determinada, e tomar cuidado com o conteúdo dessas disciplinas”, destaca Permínio.

Ele diz ainda que há uma gama de ações que deverão ser feitas para que num futuro próximo tenha-se uma sinalização de uma melhoria nesses índices, tal como está funcionando melhor em Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. 

Estados estes citados por Permínio como referência, “que saíram de patamares muito semelhantes aos que nós temos hoje, em relação a qualidade, e que conseguiram transformar a educação de seu Estado”.

Por isso trata-se de uma estratégia de governo, pois o problema se instala nos municípios onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são menores, abaixo dos níveis desejáveis e reflete no Índice de Desenvolvimento do Esino Básico (Ideb), onde 40% dos alunos no quinto e nono ano têm a proficiência de estudantes de primeiro ano.

Constatou-se que Mato Grosso é o 25º Estado, dos 26 mais o Distrito Federal, em qualidade do ensino médio. Para tanto, em primeiro momento há a preocupação com esses dados apesentados, que avaliam muito mal a qualidade de ensino em Mato Grosso, a partir de todas essas ações citadas.

“Prova Mato Grosso”

Será instituído um processo avaliativo de forma permanente, tendo o aluno como foco da transformação. Eles participam com a Prova Brasil, em âmbito nacional e o desejo do governo é de a Seduc ter a sua própria, de forma que consiga ver nesta amostragem números mais precisos das condições de aprendizagem da criança, por exemplo.

A Prova Brasil é a principal medida de qualidade da educação, aplicada para quase todos os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas. Trata-se de um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“Primero faremos um choque de gestão, com atenção redobrada ao pedagógico, com a atividade dos nossos profissionais em sala de aula, de forma que o aluno seja o agente principal desta transformação”, disse o secretário da Seduc.

Após será reformatado todo o processo de formação dos profissionais da Educação, olhando para os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros).

Currículo  

Ex-vereador por Cuiabá, Permínio Pinto Filho tem formação de engenheiro agrônomo pela Universidade do Paraná ejá transitou na secretaria municipal de Educação de Cuiabá, onde ficou de 2011 a 2012, na gestão do então prefeito Chico Galindo (PTB).

 

Redação

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