Cidades DESTAQUE 3

Mato Grosso responde por mais de um quarto do desmatamento da Amazônia em junho, diz levantamento

Mato Grosso registrou 26% da área desmatada na Amazônia em junho de 2025, ficando atrás apenas do Amazonas, que liderou com 28%. Segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a floresta amazônica perdeu 326 km² no mês, uma queda de 18% em relação a junho de 2024. Apesar disso, o ciclo anual do desmatamento, entre agosto de 2024 e julho de 2025, já acumula alta de 11% sobre o período anterior.

A pesquisadora do Imazon, Larissa Amorim, alerta que a devastação ainda equivale a mais de mil campos de futebol derrubados por dia, mesmo com a recente redução. Para ela, o cenário exige reforço nas ações de fiscalização e prevenção.

O Amazonas, Mato Grosso e Pará concentraram juntos 79% da destruição florestal no mês. No ranking de municípios mais afetados, Apuí (AM) lidera desde fevereiro e o estado amazonense concentra também cinco dos dez assentamentos rurais e terras indígenas mais desmatados.

O Imazon aponta que a degradação florestal avança em ritmo acelerado, com aumento de quatro vezes no último ano, impulsionada pelas queimadas de setembro e outubro de 2024. Em junho de 2025, foram 207 km² degradados, 86% a mais que no mesmo mês de 2024.

Embora o Pará tenha registrado a maior degradação no mês, especialistas alertam que o Amazonas enfrenta um conjunto complexo de ameaças, que incluem pressão sobre áreas protegidas e crimes ambientais recorrentes.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.