Na primeira quinzena do ano, Mato Grosso tem redução de 64, 94% dos casos notificados de Dengue. De acordo com dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram confirmados 160 casos de
Dengue entre 1º a 17 de janeiro. Durante o mesmo período, em 2014, 455 casos foram registrados em todo estado.
Sinop e Rondonópolis são os municípios que apresentaram os maiores números de notificações, com 74 e 23 casos, respectivamente. A capital do estado, Cuiabá, notificou apenas dois casos e em Várzea Grande não houve nenhum registro neste início do ano. O município de Campo Verde notificou um caso grave que ainda está em investigação.
Em relação à ocorrência de óbitos relacionados à doença, dois casos oriundos do ano passado também estão em investigação.
Mesmo com a redução neste começo de ano, o Estado ainda se mantém em alerta. De acordo com assessoria do Estado, a população necessita manter os cuidados e combater os focos do mosquito em casa, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, nos quintais e terrenos.
A recomendação é que caso apresente sinais e sintomas da doença, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica.
(Assessoria)