Nesta terça-feira (07), a concessionária Rota do Oeste, que administra a BR-163, confirmou que foram registradas manifestações com participação de caminhoneiros, em trechos da via federal, nos municípios de Sinop (região do bairro Alto da Glória no km 821, nas proximidades da passarela), Sorriso (km 745), Lucas do Rio Verde (km 687), Rondonópolis (km 119) e Cuiabá (km 395).
Conforme a empresa, nos dois trechos a passagem de veículos de passeio, ambulância, veículos de carga viva e perecíveis está ocorrendo.
O ato, realizado na data em que se celebra 199 anos da Independência do Brasil, é em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, que defende adoção do voto impresso auditável. Os grupos também protestam contra os ministros do Supremo Tribunal Federal e pedem mais liberdade.
À tarde também está prevista uma carreata pró-Bolsonaro, às 15h, com concentração em frente a Catedral Sagrado Coração de Jesus, seguindo pelas ruas da cidade em “buzinaço” até a praça da Bíblia, onde haverá discurso de lideranças e oração a favor do Brasil. O ato é do Comitê Cívico de Sinop, Movimento Conservador de Sinop, Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop e Caminhneiros Autônomos.
Já na MT-208 no trevo de Carlinda (30 quilômetros de Alta Floresta) também haverá concentração liderada por agricultores que defendem principalmente destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Em Sinop, esta manhã está ocorrendo carreata em comemoração ao dia da Independência do Brasil e com sinopenses também concentrados na praça da Bíblia. Em veículos, sinopenses saíram de frente do centro de eventos Dante de Oliveira, na avenida Alexandre Ferronato, percorrem outras avenidas e seguem à praça da Bíblia.