Plantão Policial

Mato Grosso reduz em 8% ocorrência de roubos e furtos de veículos

O número de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso registrou queda de 8% entre os anos de 2015 e 2016, conforme dados divulgados pelo Anuário do Fórum de Segurança Pública. Em 2016, foram 6.572 roubos e furtos de veículos, enquanto que em 2015 as ocorrências desses crimes chegaram a 7.155 nas duas modalidades de crime.

Ainda segundo dados do anuário, em 2016 foram roubados 3.169 veículos e em 2015 foram 3.541. Os números representam a redução de 10% nas ocorrências de roubos.

Já em relação a furto, em 2016 foram 3.403 ocorrências e 3.614 em 2015, uma queda de 5,8%.

De acordo com o estudo, em 2015 a taxa de roubos e furtos para cada 100 mil veículos em Mato Grosso foi considerado o sexto menor do pais, atrás apenas dos estados de Mato Grosso do Sul, Espirito Santo, Tocantins, Paraná e Santa Catarina.

O titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, disse que os resultados são reflexo do combate as grandes organizações criminosas, iniciada em meado de 2015 e todo ano de 2016.

“Em dois anos à frente da Derrfva concentramos inicialmente em identificar as quadrilhas e o combate a recepção por meio do Núcleo de Inteligência da Polícia Judiciária Civil. Tivemos resultados positivos devido ao aumento das operações desencadeadas com a integração das forças policiais. Nosso trabalho é contínuo buscando promover reduções em roubos e furtos. As ações resultaram na desarticulação de quadrilhas que atuavam no Estado”, destacou.

Para o subchefe de Estado Maior, coronel PM Henrique Correia da Silva Santos, o resultado positivo se dá pelos investimentos realizados pelo Governo do Estado. “O Governo do Estado tem investido cada vez mais, por exemplo, em efetivo e viaturas. Além disso, os policiais militares e civis têm se dedicado cada vez mais”, destaca Henrique.

Conforme o estudo, as taxas de roubo e furto foram calculadas a partir da frota de veículos informada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em dezembro de 2015 e dezembro de 2016. 

Roubo em agências bancarias e roubo de cargas

O anuário revelou que houve queda de 24% nos roubos a instituições financeiras em Mato Grosso entre 2015, (33) e 2016, (25).

O estudo também identificou que foram roubadas 17 cargas em 2015 e em 2016 esse número caiu para 13.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em