Política

Mato Grosso quer reeleição de Dilma Rousseff em 2014

Para 55% dos eleitores de Mato Grosso ela é a preferida para permanecer no comando dos destinos do país.

Na segunda posição aparecem empatados tecnicamente Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB), com 13% e 14%, respectivamente. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), surge com apenas 1% na intenção de voto em Mato Grosso. Entre os entrevistados, 5% afirmaram que vão votar em branco ou anular o voto e 14% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder.

Na modalidade de pesquisa espontânea, quando não é apresentado nenhum nome para o entrevistado, Dilma Rousseff é novamente a líder, com 23% da preferência. O segundo mais lembrado pelos mato-grossenses é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conta com 12% das intenções. Em seguida, surgem dois tucanos: o senador Aécio Neves, com 5%, e o ex-governador de São Paulo José Serra, com 3%. Marina Silva também foi lembrada por 3% e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por 1%. O senador Blairo Maggi também é lembrado por 1% dos entrevistados. Porém, 52% dos eleitores de Mato Grosso, segundo a pesquisa, ainda não sabem em quem vão votar para presidente da República.

Marina Silva lidera o índice de rejeição: 17% dos eleitores de Mato Grosso responderam que não votariam de jeito nenhum na ex-ministra do Meio Ambiente. O segundo colocado em rejeição é o senador tucano Aécio Neves, 16%. Em terceiro aparece o governador Eduardo Campos, com 13%. A presidente Dilma Rousseff tem a menor rejeição, com 12%. Para 11% dos eleitores de Mato Grosso, eles podem votar em qualquer um dos candidatos.

A liderança da presidente Dilma Rousseff na corrida rumo à sua reeleição pode ser explicada pela aprovação de seu governo em Mato Grosso. Segundo a pesquisa Vox Populi, 64% dos eleitores do Estado consideram seu governo positivo – 13% avaliam sua administração como ótima e 51% como boa. Para 26% dos moradores de Mato Grosso o governo federal é regular e apenas 9% apresentam uma avaliação negativa – ruim ou péssimo.

A pesquisa Vox Populi foi feita entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, com 1000 entrevistas com eleitores com mais de 16 anos em 44 municípios de Mato Grosso. A margem de erro é de mais ou menos 3,1 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Agência da Notícia | Diário de Cuiabá

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões