Cidades

Mato Grosso é o segundo Estado que mais desmata a floresta amazônica

Apesar de reduzir o desmatamento da Amazônia, Mato Grosso continua dentre os Estados que mais destroem a floresta. Dados divulgados hoje (18) pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que Mato Grosso é o segundo no País neste índice, atrás apenas do Pará.

Análise feita com base nos números do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), sistema usado pelo Inpe para a monitoração de casos, mostra que Mato Grosso foi responsável, neste ano, por 17,2% da derrubada de mata numa área de 9.762 km². Um equivalente a mais de dez campos de futebol do tamanho do Maracanã (RJ).

O Pará foi responsável por 39,5%, Rondônia aparece em seguida. Juntos, os três Estados são responsáveis por 84% da área desmatada na floresta amazônica. A média histórica é de 13.938 km², o que representa queda para os números de 2019.

Mas, houve 29,5%, no ano, em comparação com o registro anterior, seguindo uma tendência de aumento anual no desmatamento no casa 11%, desde 2012.

Dados estaduais

Conforme a Sema, Mato Grosso reduziu o desmatamento em 22% durante setembro, em relação ao mesmo mês de 2018, na área da Amazônia Legal. Dentre os Estados da Amazônia Legal, Mato Grosso ficou na quinta posição em relação à área total desmatada. Os dados são Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon.

Em relação ao desmatamento acumulado entre agosto e setembro, Mato Grosso obteve queda de 12%, em 2018/19, em relação ao mesmo período de 2017/18.

No primeiro semestre, em maio, a Sema divulgou um levantamento também com base em dados do Imazon que mostrava redução em 78% o desmatamento na Amazônia durante em março, na comparação ao mesmo período de 2018. Já no acumulado entre agosto de 2018 e março de 2019, em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2017/18, a queda foi de 18%.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.