Hospital em Curitiba é referência em partos normais (Foto: Divulgação / Prefeitura )
Mais de 75% dos 1.887 partos realizados entre janeiro e dezembro de 2015 na Maternidade Bairro Novo, em Curitiba, foram naturais, afirma a Secretaria Municipal de Curitiba. O restante foi por meio de cesariana. O índice é superior a média nacional de 54% na rede pública e maior ainda do que a média da rede privada, que é de 12%, segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde.
O percentual é uma conquista tanto para os pacientes, quanto para a equipe médica, garante a diretora do hospital, Tereza Kindra. "Quando nós assumimos a maternidade, nós já começamos a trabalhar com o parto humanizado, que é um programa que conta com toda uma equipe especializada para garantir a segurança para as gestantes com relação ao parto natural, que inclusive é a diretriz tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial da Saúde (OMS)", disse.
Além de ser o desfecho natural da gravidez – desaconselhado apenas em caso de perigo para mãe ou para o bebê –, o parto normal apresenta vantagens como a recuperação mais rápida da mãe, o aleitamento precoce, logo após o nascimento, e o fato de que a passagem do bebê pelo canal do parto ajuda a eliminar parte do líquido que ele traz no pulmão, melhorando a respiração.
"Nós focamos mais em processos voltados para esse tipo de procedimento, inserimos uma enfermeira obstetra, e otimizamos o recurso médico, que é um recurso mais caro e mais difícil no mercado, e que a gente precisa desse profissional para atender principalmente as nossas complicações", acrescenta a diretora do hospital.
Entre os diferenciais oferecidos na maternidade através do parto humanizado, estão massagens e duchas relaxantes e a utilização de bolas plásticas de fisioterapia para as mães realizarem exercícios que auxiliam nos trabalhos de parto.
A enfermeira Cristiane Pavelski, de 30 anos, passou pelas duas experiências: optou pela cesárea quando teve o primeiro filho, e pelo parto normal no segundo.
"Os dois procedimentos são totalmente diferentes, mas uma das questões que eu mais senti foi a diferença do contato imediato com o bebê após o nascimento. Na cesárea, eu fui conhecer meu filho cerca de quatro horas depois. Já no parto normal, foi logo que ele nasceu. Sem contar que uma hora depois eu já estava andando pelo hospital", conta Cristiane.
Cristiane disse ainda que não pretende ter mais filhos, mas que se tivesse, com certeza faria novamente o parto natural.
A Maternidade Bairro Novo conta com 43 leitos, sendo 20 de alojamento e é referência no atendimento para gestantes de 25 unidades básicas de saúde de Curitiba. O hospital é gerenciamento pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) desde março de 2013 e presta serviços exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: G1