Na Semana do Lixo Zero, a concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, promove a 2ª edição do 'Drive Thru da Solidariedade'. O objetivo é arrecadar materiais recicláveis e o dinheiro arrecadado será doado ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, também em Várzea Grande.
Serão recebidos, até esta sexta-feira (30), eletrônicos, como ventiladores, baterias automotivas e de motocicletas e liquidificadores, papel, papelão, embalagens de plástico como as de shampoo e garrafa pet, e óleo de cozinha.
O ponto de coleta de doações é na área de embarque e desembarque do aeroporto. As doações podem ser feitas entre até esta sexta-feira (30), das 9h às 16h, sem a necessidade de sair do veículo, no esquema drive thru.
Toda a doação será recebida, tratada e vendida pela cooperativa Associação de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis Mato Grosso Sustentável (ASMATS) que presta serviços para o aeroporto. A instituição que receberá a doação cuida de mais de 60 idosos em situação de vulnerabilidade.
A ação está sendo desenvolvido pelo 'Projeto Socioambiental Primeira Decolagem', da concessionária Centro-Oeste Airports, e contará com a participação de voluntários participantes, que estarão equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, e seguirão as recomendações nos cuidados de prevenção à Covid-19.
Na primeira edição do Drive Thru da Solidariedade, entre os dias 1 e 4 de setembro, foram arrecadados 32 pacotes de fraldas geriátricas e mais de 300 kg de alimentos e produtos de limpeza, que foram doadas para o lar dos idosos.
SEMANA DO LIXO ZERO
Uma outra campanha, do grupo Teoria Verde, arrecada materiais recicláveis durante a Semana do Lixo Zero. Neste caso, o dinheiro arrecadado será doado para o Hospital de Câncer de Mato Grosso.
Plástico, latas, papel, papelão, vidro, pilhas e baterias e até remédio vencido. Tudo será destinado para a reciclagem. São 13 pontos de coletas voluntárias em Cuiabá e haverá coletas em outros 22 municípios.
Nas edições anteriores, foram arrecadados mais de R$ 80 mil, que acabaram permitindo a compra de equipamentos.