Em 2008, Felipe Massa chegou à etapa final da temporada, no Brasil, sete pontos atrás de Lewis Hamilton.Para ser campeão, o brasileiro precisava vencer em casa e torcer para que o inglês não chegasse em uma posição melhor do que o 6º lugar. O piloto, então na Ferrari, conseguiu vencer, mas o rival ultrapassou Timo Glock na última curva e terminou em 5º, garantindo o título por apenas um ponto. Este ano, Nico Rosberg se encontra em uma situação semelhante, e também não depende apenas de si para ser campeão. No entanto, Massa acredita que este fator pode acabar se tornando um trunfo para o alemão em Abu Dhabi.
– Eu acho que, psicologicamente, Nico sofre menos pressão do que Lewis. Ele não pode ficar apavorado, não pode ter medo para a corrida decisiva. Se ele tiver medo, talvez possa perder alguns décimos. Lewis precisa ser mais que um cavalheiro e, às vezes, não é fácil para ele ser um cavalheiro – analisou o brasileiro da Williams.
Kimi Raikkonen também acredita que Nico vive uma situação mais tranquila do que o companheiro de Mercedes. Em 2007, o finlandês chegou à última etapa da temporada, também disputada em Interlagos, apenas em terceiro lugar, três pontos atrás de Fernando Alonso e sete atrás de Lewis Hamilton, ambos da McLaren na época. Menos pressionado para levar a taça, o piloto da Ferrari venceu a corrida e conseguiu reverter a desvantagem para os adversários, faturando o título com apenas um ponto de frente sobre Hamilton.- Eu estava atrás em 2007, de modo que, em uma situação assim, você não tem mais nada a fazer além de ganhar a corrida e torcer para que dê tudo certo. Muitas vezes, nos últimos anos, a decisão tem ido até a última corrida, o que torna mais emocionante, porque, como já vimos no passado, as coisas podem facilmente mudar em uma única corrida – disse o "Homem de Gelo".
O GP de Abu Dhabi terá uma novidade da Fórmula 1 introduzida nesta temporada. Por ser a última etapa do campeonato, a corrida no moderno circuito de Yas Marina valerá pontuação em dobro, o que aumenta consideravelmente as chances de título para Rosberg e injeta ainda mais rivalidade na disputa particular entre os companheiros da Mercedes. A TV Globo transmite a prova ao vivo, neste domingo, a partir das 10h30 (de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
G1