Política

Marta Suplicy entrega carta de demissão ao Palácio do Planalto

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, entregou na manhã desta terça-feira (11) uma carta de demissão ao Palácio do Planalto, informou a assessoria da pasta. Com a decisão, Marta retomará sua cadeira no Senado. Eleita por São Paulo, ela tem mandato até 2018.A saída da ex-prefeita paulistana da Esplanada dos Ministérios é a primeira baixa no primeiro escalão da presidente reeleita Dilma Rousseff depois da eleição presidencial. Marta chefiava a pasta da Cultura desde setembro de 2012. Ela havia substituído Ana de Hollanda no cargo.

Na última terça-feira (4), o Blog da Cristiana Lôbo havia antecipado que Marta tinha decidido se antecipar à reforma ministerial do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e pedir demissão do Ministério da Cultura. No dia seguinte, entretanto, a ministra admitiu a jornalistas durante evento no Palácio do Planalto que estava "conversando" sobre sua possível saída do ministério.

No meio político, eram frequentes os comentários de que a relação entre Marta e Dilma havia se desgastado ao longo do ano. Segundo o Blog do Camarotti, o fato de a ministra da Cultura ter articulado no início do ano o movimento Volta, Lula, para defender a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição deste ano, gerou mal-estar com a atual chefe do Executivo.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões