Eu gostaria de abordar um tema que cada vez mais tem ganhado espaço no ambiente do marketing trata-se do Marketing de Experiência, um assunto que está sendo muito discutido e utilizado por alguma empresas que inteligentemente decidiram sair da briga de quem oferece o menor preço e resolveram apostar em quem oferece a maior proposta de valor.
O marketing de experiência visa desenvolver oportunidades e situações para as empresas atraírem os seus consumidores através de ações interativas, que sejam inesquecíveis na mente e na percepção do consumidor ou seja o foco é o emocional.
O processo de compra cria estímulos, e esses estímulos geram respostas emocionais que ficam atreladas à experiência de compra. As experiências podem ser percebidas de diversas formas, pode ser de uma forma totalmente nova e positiva (em uma primeira interação com a marca), pode ser reforçada por uma ação interessante (caso a pessoa já conheça a marca) ou pode ser negativa.
Estive em São Paulo na primeira missão de Benchmarketing da Confraria dos Profissionais do Marketing, da qual sou presidente, em parceria com o Sebrae e tivemos a oportunidade de conhecer Empresas e operações dos mais diversos segmentos, mas teve uma que gostaria de usar como exemplo sobre como o marketing de experiência é algo marcante. Fomos convidados para conhecer um pouco mais sobre a AUDI marca alemã de carros no segmento Premium. Chegamos ao escritório e já fomos surpreendidos por uma belíssima e moderna arquitetura . Subimos sem burocracias visto que o grupo já estava sendo esperado, fomos recepcionados em um ambiente moderno com um café da manhã sofisticado com uma das vistas mais bonitas de SP, a primeira impressão foi marcante. O ambiente remete aos pilares que a AUDI entende como prioridade: Esportividade, Sofisticação e Progressividade, ou seja, estar sempre à frente de seu tempo. Sabemos que o tempo é o nosso maior bem então não tínhamos a expectativa de conversar com os diretores e fomos mais uma vez surpreendidos, não somente um como quatro diretores vieram conversar conosco da maneira simples e com muita simpatia.
Após conhecermos mais sobre a missão/visão e pilares da Empresa veio a surpresa, poderíamos todos fazer um test drive para sentir o que é dirigir um AUDI e não somente ouvir na teoria. Fomos todos muito animados e nos sentindo extremamente acolhidos por aquela marca da qual não necessariamente somos o público alvo.
Fomos dirigindo até o Jockey Club onde nossa experiência teve o ponto alto, em um local encantador fomos recepcionados pelos mesmos diretores que já haviam deixado uma mesa reservada no restaurante Julia.
Todos do nosso grupo (estávamos em 27 pessoas) tiveram a mesma percepção, que aquela manhã culminando com o almoço era um exemplo de como o marketing de experiência pode tornar uma pessoa fã de uma marca. Não pelo almoço que foi pago para nós, ou pelo test drive, mas pela acolhida que tivemos desde o momento em que colocamos o pé no escritório até o momento que nos despedimos, o tratamento foi Premium assim como a marca.
Não, a intenção não foi a venda dos carros, pois como eu disse não somos necessariamente o público alvo, mas mais do que isso, a AUDI entende que além de seus consumidores precisa ter os fãs da marca, os seguidores, aqueles que entendem o conceito e a visão da Empresa e a admiram por isso.
E posso com certeza dizer que eu que por ser alemã já era fã agora também me tornei uma apaixonada pela marca AUDI e seus conceitos que realmente são vividos por cada um de seus colaboradores.
E tenho certeza de que cada empresa pode fazer isso com seus clientes, seja surpreendendo com um mimo, mensagem, atitude, pois não depende do valor que investimos e sim da coerência que a Empresa tem em realmente vivenciar seus conceitos e demonstrar a nós clientes que tudo o que ela diz é verdadeiro.
** Tania Kramm da Costa é Presidente da Confraria do Marketing MT