A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia Fluvial de Cuiabá (DelCuiabá) informou ao Circuito Mato Grosso que fiscalizações e testes de bafômetros são realizadas no perímetro do Lago de Manso, Região de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá-MT), e que durante os feriados prolongados a atuação aumenta.
Ao ser procurada após o acidente que tirou a vida do médico Luiz Carlos de Alvarenga Júnior, 39, morto após ser atropelado por uma lancha, a DelCuiabá informou que foi instaurado um inquérito, na qualidade de Autoridade Marítima Brasileira (AMB).
O inquérito segundo a Marinha tem como objetivo apurar as causas, circunstâncias e responsabilidade do acidente, e o prazo para a conclusão é de 90 dias podendo ser prorrogado, caso alguns questionamentos fiquem em aberto.
Questionados sobre a fiscalização na região de Manso, a DelCuiabá relatou que ações de fiscalização do tráfego aquaviário no Lago do Manso são realizadas rotineiramente e nos finais de semana, pelos Inspetores Navais da DelegaciaFluvial de Cuiabá, e nos feriados prolongados as fiscalizações são intensificadas.
Durante as fiscalizações e abordagens nas embarcações, pelos inspetores navais, a Marinha do Brasil explica que é solicitado aos condutores, a apresentação da Carteira de Habilitação de Amador (CHA), documento que comprova aptidão para conduzir embarcações em águas jurisdicionais brasileiras.
Além do documento obrigatório durante as ações de fiscalização do tráfego aquaviário é utilizado o etilômetro, equipamento comumente chamado de “bafômetro”. No ato da fiscalização, caso o exame com este equipamento seja positivo para consumo de bebidas alcoólicas, o condutor terá sua CHA suspensa ou cancelada, será multado, sua embarcação apreendida e poderá inclusive ser conduzido a Autoridade Policial.
A DelCuiabá ainda esclarece que algumas exigências são feitas para que alguém possa conduzir embarcações a motor. O cidadão deverá ser maior de 18 anos, possuir atestado médico, emitido há menos de um ano, que comprove bom estado psicofísico, passe por treinamentos teóricos, práticos em Escolas Náuticas credenciadas pela Marinha do Brasil e sejam aprovados em exames (provas) que são realizados na Delegacia Fluvial de Cuiabá.
Para finalizar a Marinha salienta que é proibida a navegação nas proximidades da UHE do Manso e as embarcações a motor deverão respeitar a distância de duzentos (200) metros da linha base (margem) e que os frequentadores podem ajudar dos inspetores navais realizando denúncias.
Qualquer cidadão que presenciar situação que possa afetar à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos rios e lagos e a poluição hídrica provocada por embarcações pode entrar em contato com o setor denominado “Marinha – Emergências Marítimas e Fluviais” pelo número 185 e o canal funciona 24 horas por dia.
Morte de médico
Luiz Carlos de Alvarenga Júnior, 39 foi atropelado na noite de sábado (07) por um amigo que conduzia uma lancha no Lago de Manso. Depois do acidente, amigos iniciaram as buscas para encontrar o corpo do médico e o cadáver foi localizado somente no início da madrugada de domingo (08).
Segundo informações de amigos de Luiz, a moto aquática dele estava trafegando entre duas lanchas, quando em determinado momento a vítima e um amigo que estava na garupa do jet-ski caíram na água e a lancha que vinha atrás acabou atropelando Luiz.
Após o acidente, Luiz submergiu e o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o corpo foi achado pelos próprios amigos.
{relacionadas}