Mix diário

Marina Silva diz que tempo ‘não pode ser impedimento’ para debater temas polêmicos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, comentou nesta sexta-feira, 21, que “o tempo não pode ser o impedimento” para o debate dos temas mais sensíveis nas tratativas durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). “O esforço é alcançar o melhor resultado”, comentou ao ser abordada por jornalistas nos corredores da Conferência em Belém (PA).

São quatro os temas ainda não consensuais. O primeiro trata de como os países desenvolvidos podem financiar ações climáticas em países em desenvolvimento. O segundo busca metas mais ambiciosas para combater o aquecimento global. O terceiro diz respeito às restrições unilaterais ao comércio por questões ambientais, como barreiras tarifárias. O quatro pede mais transparência em relatórios sobre emissões de gases poluentes.

Os quatro itens foram os chamados temas “fora da pauta oficial” – pelo menos no primeiro momento. Isso porque, já no início da primeira semana, para evitar qualquer trava, a presidência da COP30 articulou para tirar os principais pontos sensíveis da discussão formal e abordá-los paralelamente. Marina Silva disse que os quatro temas mais polêmicos voltam à discussão na reunião das 17h.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve