Foto: Jorge C.Duarte
O Governo Francês decidiu cancelar, por questões de segurança, as marchas pelo clima que ocorreria dia 29 em Paris. O movimento cobraria dos representantes dos países atenção ao meio ambiente. O objetivo da cúpula do clima de Paris, a COP 21 é a negociação de um acordo global para desacelerar o aumento nas emissões de gases do efeito estufa.
Em contrapartida, a comunidade Avaaz – rede de ativistas para mobilização social – afirma que a manifestação irá acontecer em vários lugares do mundo. Os sapatos de cada manifestante de Paris serão colocados no percurso do protesto como uma representação simbólica da sua presença.A comunidade pede que as pessoas enviem fotos segurando os sapatos. “A Avaaz projetará imagens em Paris para mostrar aos parisienses que eles não estão sozinhos e diremos ao mundo que todos somos um” destaca trecho de nota da comunidade.
Segundo a Avaaz a ideia é garantir que a voz do povo seja ouvida pelos líderes que se reuniram na conferência do clima em Paris. A COP 21 ocorre no dia 30 de novembro e deve reunir chefes de Estado e de Governo de 147 países. Segundo a Avaaz, a mobilização em Paris seria a maior, contudo, os ataques que ocorreram a tornaram inviável. As marchas partiriam da Place de la République, na mesma região onde ocorreu a maior parte dos atentados no dia 13 de novembro, que deixaram 129 mortos.
Para juntar a mobilização clique aqui