Internacional

Marcha após assassinato de líder da oposição russa reúne milhares

Mais de 70 mil pessoas participaram neste domingo (1º) da marcha organizada em Moscou em homenagem ao opositor Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira perto do Kremlin.

"Estimamos que mais de 70 mil pessoas vieram", declarou à AFP Alexandre Rikline, um dos organizadores da marcha autorizada pelo governo. A polícia disse que havia pouco mais de 16 mil manifestantes.

Boris Nemtsov passeava com uma jovem pela Grande Ponte de Pedra, que fica perto do Kremlin, quando atiraram quatro vezes nas suas costas, causando sua morte.

A oposição atribuiu o assassinato de Nemtsov à intolerância em relação à dissidência que reina no país.

"As autoridades criaram um clima de ódio, inimizade e perseguição ao tachar de traidores a oposição. Tudo isto não podia acabar de outra maneira", disse o ex-deputado russo Gennady Gudkov.

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu à mãe de Nemtsov que "fará tudo para que organizadores e autores materiais deste assassinato recebam seu merecido castigo".

Investigação
Segundo os investigadores, o assassinato do opositor russo Boris Nemtsov foi planejado detalhadamente, atentando para a arma utilizada e o conhecimento que os autores tinham dos movimentos de sua vítima.

"Não há dúvidas de que o crime foi meticulosamente planejado, assim como o local escolhido para o assassinato", a Grande Ponte de Pedra, ao lado do Kremlin, indicou o Comitê de Investigação.

Tudo leva a crer que "a arma utilizada é uma pistola Makarov", uma arma curta utilizada pelas forças de polícia e pelo exército russo e, portanto, de uso generalizado, acrescenta o comunicado.

De acordo com a agência russa de notícias RIA Novosti, a polícia informou que várias pessoas testemunharam o assassinato.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que