O Ato marcou o inicio da terceira semana de Greve que começou dia 22 de outubro. “Estamos aqui para dizer ao prefeito e ao secretário que a categoria aguarda o atendimento das reivindicações. Queremos que o prefeito e o secretário venham aqui falar sobre o que está sendo feito para valorizar os profissionais da educação. Nossa aula de hoje, é para ensinar que com a educação não se pode brincar, não pode fazer promessas que depois não são cumpridas”, disse a secretária de assuntos jurídicos do Sintep/MT, Cida Cortez, cobrando também transparência dos recursos da educação do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Durante o ato o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira, foi conversar com o Secretário de Governo, Ismael Alves, no sentido de marcar uma audiência com o Prefeito, que fez contato com o Secretário de Educação Jonas Sebastião para uma reunião com o sindicato. Junto com o presidente, participaram da reunião, a secretária de formação sindical, Vânia Miranda Rodrigues, a secretária de políticas sociais, Luiza Barbosa Torres e o vice-presidente, Marcos Rogério Santos.
“Foi feito contato com o Prefeito Wallace Guimarães, que estava em audiência com o Governador e ficou agendada uma reunião com o prefeito para amanhã, terça-feira (05/10) às 14h”, informou o professor Gilmar, avaliando como positiva a mobilização desta segunda-feira, pois até o momento, desde que a greve teve início, não houve nenhuma rodada negociação com o prefeito ou com o secretário de educação.
Convocação
No final do Ato Público a categoria foi convocada para uma nova manifestação na porta da prefeitura, durante a audiência com o prefeito. E, para Assembleia Geral, na quarta-feira, (06/10), às 7h30, no CEJA Licínio Monteiro para avaliar o movimento e o resultado da audiência com o prefeito Wallace e com o secretário Jonas.
O Outro lado
A assesoria do Secretário por meio de nota se manifestou sobre o assunto. Veja abaixo:
A respeito de denúncias de irregularidades na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande, o Secretário Municipal de Educação Jonas Sebastião da Silva vem a publico esclarecer os fatos.
Não é verdade que esteja ocorrendo problemas no cardápio da merenda escolar a ponto de servir apenas um produto para os alunos da rede municipal de ensino.
As escolas da Rede Municipal recebem entregas semanais de produtos perecíveis e não perecíveis onde, após a conferência a escola carimba a nota com a assinatura do responsável;
A Secretaria Municipal de Educação realiza o monitoramento sistemático para saber o estoque existente de produtos perecíveis e não-perecíveis;
É de responsabilidade de cada unidade escolar a execução do cardápio semanal elaborado por nutricionistas responsáveis;
Mesmo assim havendo problemas, cabe a comunidade escolar procurar a Secretaria Municipal de Educação para denunciar quaisquer problemas envolvendo a alimentação escolar.
A Secretaria Municipal de Educação repudia qualquer denuncia vazia, sem consistência, sem comprovação e se coloca a disposição de toda a comunidade escolar.
Caso alguém tenha algum fato concreto envolvendo irregularidades na alimentação escolar que encaminhe ou procure pessoalmente a Secretaria Municipal de Educação, pois as providências serão tomadas de imediato.
A Secretaria Municipal de Educação lembra que toda unidade escolar tem seu Conselho Consultivo Deliberativo Escolar que é responsável não só pela fiscalização da alimentação escolar como a utilização dos recursos destinados as escolas.
Agenda
05 de novembro – 14h – Audiência com o Prefeito e com o Secretário de Educação e vigília da categoria durante a Audiência
06 de novembro (quarta-feira) – 7h30 – Assembleia Geral, no CEJA Licínio Monteiro.
Assessoria