Plantão Policial

Mapeamento de acidentes de trânsito mostra incidências na Capital

O primeiro mapa de zonas quentes de trânsito foi elaborado pela Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e irá ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para redução dos índices de mortes violentas em vias públicas de Cuiabá e Várzea Grande. 

De janeiro a 31 de outubro de 2014  ocorreram 61 mortes no trânsito de Cuiabá e 67 pessoas morreram em decorrência de acidentes nas vias públicas de Várzea Grande.
 
O mapeamento utiliza o metodologia Kernel, também conhecida por "zonas quentes", e foi elaborado por meio da coordenadas geográficas do local onde o acidente aconteceu e ainda com  informações das causas e vítimas. Com os dados se realiza o relatório de análise dos principais pontos com acidentes, para planejamento operacional e estratégicos, como campanhas de prevenções e operações "Lei Seca".
 
A coleta de dados  por meio de coordenadas geográficas foi realizada pela Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, durante o atendimento das ocorrências de acidentes do mês de outubro.
 
O mapa mostra a espacialização e densidade de 168 locais de ocorrências de trânsito com vítimas, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Os policiais coletaram  informações de 206 pontos, sendo que 38 não tinham coordenadas geográficas e 4 apresentaram pequena margem de erro dentro do aceitável.
 
Os pontos com incidência de acidentes foram classificados por cores em: baixo, moderado, médio, alto e muito alto. As Avenidas Fernando Correa da Costas e Beira Rio são as localidades com maiores registros de acidentes no mês, alcançando pontuação alta e muito alta, em alguns trechos.
 
O delegado titular da Deletran, Christian Alessandro Cabral, disse que a visualização dos pontos de ocorrências ajuda a entender os acidentes e trabalhar as causas por meio de medidas de ação. "Estamos vendo onde estão os acidentes e junto com os órgãos de trânsito podemos buscar adotar medidas para reduzir os índices nas áreas de maior violência", disse.

Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em