Cidades

Manifestantes ocupam garagens; 250 mil devem ficar sem transporte em Cuiabá

Foto: Circuito Mato Grosso

Com Airton Marques, Jefferson Oliveira, Valquiria Castil e Cátia Alves

Desde a madrugada os portões de garagens de ônibus do transporte coletivo estão ocupadas por manifestantes, uma das estratégias da organização do movimento Greve Geral que ocorre nesta sexta-feira (28) em todo o país. Com a paralisação, cerca de 250 mil passageiros devem ficar sem transporte somente na Capital.

O movimento paredista é realizado contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, as terceirizações de atividades fim e outros projetos já aprovados pelo Congresso Nacional, como a reforma do Ensino Médio, todas propostas pelo governo Michel Temer (PMDB).

Na garagem da Pantanal Transportes, que fica na Avenida Palmiro Paes de Barros, no Coxipó, pelos menso 300 ônibus estão parados. Em Várzea Grande, nenhum coletivo circula pelas ruas e os pontos de ônibus estão vazios.

Na garagem da empresa União Transportes, em Várzea Grande, são 180 ônibus parados. Os trabalhadores estão no local desde as 3h para apoiar o movimento. São cerca de 400 motoristas que aderiram a Greve Geral.

O presidente da Nova Central, Omir Justino, que representa os motoristas e acompanha o movimento na garagem da União Transportes, a Greve Geral no transporte público está sendo tranquila. 

"A greve está sendo pacífica e vamos continuar ao longo do dia. Nós estamos na garagem desde às 3h e optamos por não circular nem um ônibus, pois só com a metade não iria atender a população. Para não colocar em risco nossos motoristas ficaremos de braços cruzados aqui na garagem. A tarde, nos juntaremos ao movimento em Cuiabá para dar força a nossa luta", afirmou ao Circuito Mato Grosso.

O presidente da Força Sindical em Várzea Grande, Noel Inácio, também acompanha a paralisação dos motoristas no município.

"Estamos aqui para apoiar o movimento dos motorista. É um ato pacífico, conversado entre todas as partes do transporte. Acredito que não haverá saída de ônibus ao longo do dia", disse.

A movimentação de manifestantes na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá, começou por volta das 6h. A previsão é que às 15h todos já estejam concentrados para o ato ‘oficial’, com passeatas nas principais avenidas da região central, como a Avenida Coronel Escolástico (da Prainha), Avenida Getúlio Vargas, Rua Barão de Melgaço e Avenida Isaac Póvoas.

O comércio vai abrir normalmente, mesmo com a greve.

Plano de segurança

Em atendimento aos pedidos das entidades classistas de trabalhadores, serviços bancários, do transporte coletivo, entre outros, o 1º Comando Regional da Polícia Militar montou esquema especial de segurança para Cuiabá nesta sexta-feira.

Na Capital, o reforço do policiamento teve início às 4hs, nas proximidades das garagens das empresas de ônibus.

Nesses locais, explica o comandante do 1º CR, coronel Edgar Maurício Monteiro Domingues, a presença de policiais militares terá como finalidade a garantia de direitos, sem conflito, daqueles que querem trabalhar e de quem participará do ato de protesto.

O reforço se estenderá às áreas externas dos presídios (Penitenciária Central, Penitenciária Feminina e Centro de Ressocialização de Cuiabá – Carumbé), com pontos bases de equipes policiais e serviço de rondas, informa o coronel Maurício.

Ao longo do dia, especialmente no período vespertino, o plano estratégico empregará efetivo do policiamento ordinário e de unidades especializadas como os batalhões Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), Trânsito e Regimento Montado (Cavalaria). Equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estão de prontidão para agir, caso haja necessidade.

Nas rodovias

Segundo a Concessionária Rota do Oeste, representantes do Sindicado dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Sinetran), fazem um manifesto no km 686, na BR-163, trecho na região de Lucas do Rio Verde. Os dois sentidos da pista estão fechados desde as 7h30 da manhã, sendo permitido apenas a passagem de ambulâncias.

Aeroporto

No Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, não há informação de voos atrasados ou cancelados por conta da Greve Geral.

Rodoviária 

Na Rodoviária de Cuiabá o movimento dos ônibus é normal. Os itinerários estão sendo cumpridos e os passageiros estão viajando para os seus destinos normalmente. 

Veja imagens do movimento Greve Geral em Cuiabá e Várzea Grande:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualizada às 10h36

Leia mais:

Fórum Sindical prevê apoio de 80% de servidores em greve geral em MT

Trabalhadores em MT aderem a mobilização contra reformas de Temer

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.