As manifestações nos arredores do Bourget, local onde ocorre a 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), no norte de Paris, estão proibidas até 13 de dezembro, anunciou hoje (1º) a polícia francesa. A proibição também abrange a tradicional avenida de Paris, a Champs-Élysées. A COP21 começou ontem (30) e termina em 13 de dezembro.
Em comunicado, a polícia adianta que “podem ser decididas pontualmente outras proibições de manifestações” para garantir a "ordem pública e a segurança das pessoas”. Os infratores podem sofrer penas de até seis meses de prisão e 7.5 mil euros de multa.
A França está sob estado de emergência desde os atentados de 13 de novembro, o que deve se prolongar até finais de fevereiro.
A polícia já havia proibido as manifestações na região parisiense até 30 de novembro e anunciado que poderia decidir outras interdições pontuais. No domingo, a polícia interpelou 341 pessoas por violarem a proibição de manifestações na capital francesa, 317 ficaram detidas sob custódia.
Fonte: Agência Brasil