Hoje pela manhã refletia sobre a ordem natural da vida e a instantaneidade com a qual lidamos frequentemente com as ações e reações ao nosso redor quando me deparei com uma bela reflexão assinada pelo meu irmão Me. Araman. Com sua autorização a reproduzo:
“Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais” (Confúcio). Nada é mais reconfortante do que ouvir as serenas e sábias palavras de um Preto-Velho. O momento é tão mágico que é como se fôssemos carregados no colo por aquelas palavras que nos acalmam e curam nossas feridas, nossas dores da alma! A nossa fé é reavivada.
Os conselhos dos Caboclos nos fazem relembrar a nossa força interior, a nossa capacidade de realização. Trata-se de um verdadeiro revigorante que nos faz entender que não há dificuldade que não acabe, que não há mal que perdure eternamente! Nos lembramos que dentro de nós está tudo o necessário para propiciar a mudança! A nossa esperança é reavivada.
Com as Crianças, temos despertado dentro de nós a Pureza e a Alegria, às vezes, há muito esquecida e substituída pela tristeza e pela amargura de uma vida impura. Esse sentimento de Pureza e de Alegria nos faz relembrar que somos todos humanos, que somos todos irmãos! Que todos estamos aqui para evoluir e ser felizes! A caridade é reavivada dentro de nós.
Uma Gira de Umbanda é um local onde se trata a alma. Um local que acalenta, cuida e reconforta! Que traz a paz, a tranquilidade, a vitalidade, a felicidade e a alegria! Aos poucos, cada um vai se reconstruindo, se revitalizando e se fortalecendo e, assim, passo a passo vai protagonizando sua vida com mais sabedoria e parcimônia…
A pessoa vai entendendo que o verdadeiro desafio é continuar a prática da bondade, trilhar o caminho da paciência e da sabedoria nos momentos de dificuldade. É manter o equilíbrio no meio da tempestade… Esse é o aprendizado, esse é o caminho…
O ideal é procurar manter-se escorreito. No dia a dia, não ceder às pequenas tentações e desvios de comportamento. O erro começa pelas pequenas faltas. A maldade começa pelos pequenos atos, comportamentos e pensamentos. O caminho, então, é corrigir os pequenos erros, modificar os pequenos atos, comportamentos e pensamentos. A Umbanda nos acalenta e nos ensina! Caridade, Esperança e Fé!
E, assim, vamos caminhando para que a cada dia a Luz da bondade brilhe mais intensa dentro de nós e, aos poucos, vamos substituindo vícios por virtudes!
Saber fazer de nossas vidas uma busca pela plenitude espiritual é o desejo principal de todo aquele que acredita na vida após a morte e, baseando-se nisso, cada religião, cada caminho existe para nos mostrar uma possibilidade de alcançar esse estado. Que nós possamos trilhar o caminho escolhido por nós e que do Alto nunca falte ajuda e proteção. Saravá.
*Cristian Siqueira, ou Karaiman, é Sacerdote Umbandista, fundador do MUC, estudante de Direito e amante de tudo que envolva o mundo astral. cristi-siqueira@hotmail.com